Olívia Sousa é um orgulho para a Madeira

Share Image

O Presidente da Assembleia da Madeira recebeu hoje, no parlamento madeirense, a atleta Olívia Sousa, Campeã Europeia de Masters de Montanha e Trail Running 2020, e agraciou-a com uma réplica, em cristal, da “Trilogia dos Poderes”, a estátua que simboliza os três poderes, da autoria do escultor...

XII Legislatura, II Sessão Legislativa Audiências
Olívia Sousa é um orgulho para a Madeira
  • 3.jpg
  • 1.jpg
  • 2.jpg

O Presidente da Assembleia da Madeira recebeu hoje, no parlamento madeirense, a atleta Olívia Sousa, Campeã Europeia de Masters de Montanha e Trail Running 2020, e agraciou-a com uma réplica, em cristal, da “Trilogia dos Poderes”, a estátua que simboliza os três poderes, da autoria do escultor madeirense Amândio de Sousa, que se encontra junto ao parlamento madeirense.

José Manuel Rodrigues enalteceu o bom exemplo da atela da Associação Desportiva e Cultural do Jardim da Serra. “Ser campeã da Europa de Master de Montanha é com certeza uma honra para si, mas também uma honra para nós madeirenses, porque constituiu o nosso orgulho”, salientou.

Por tal feito José Manuel Rodrigues felicitou e desejou os maiores sucessos futuros “em nome do povo da Madeira e do Porto Santo”.

Olívia Santos agradeceu o reconhecimento do Parlamento Regional, que prometeu “guardar para o resto da vida”. A atleta promete empenho para alcançar mais vitórias e revelou que os resultados são produto “do muito amor ao desporto e à ilha”, salientando que o espírito de “valentia e de luta” faz parte do ADN dos madeirenses.

Olívia Sousa, é filha de pais madeirenses, nasceu na Austrália, donde regressou com três anos de idade.

Professora do ensino básico, foi há sete anos que ganhou o gosto pela natureza e pela corrida.

A atleta madeirense arrecadou, no passado fim de semana, o título de Campeã da Europa ao completar os 31 KM da prova do Porto Moniz em 03 horas, 58 minutos e 23 segundos.

Olívia Sousa tem 41 anos e em 2016 foi chamada, pela primeira vez, à Seleção Nacional de Trail, três anos depois de se ter iniciado na modalidade. A partir daí tem somado um conjunto de títulos. Do palmarés destacam-se Vice-Campeã Nacional de Sky Race (2015), Vice-Campeã Nacional de KM Vertical (2018), Vice-Campeã Nacional de Trail Ultra (2019), Campeã Regional de Trail Ultra (2019) , Campeã Regional de Trail (2019), Vencedora do Circuito Regional de Trail Ultra (2019/2020) e Campeã Europeia de Masters de Montanha e Trail Running (2020).

 

Presidentes querem conhecer os impactos do desporto na saúde e na economia regional

O presidente da Associação de Atletismo da Madeira, Policarpo Gouveia, e a direção acompanharam Olívia Sousa na breve cerimónia de reconhecimento e louvor público.

Ao presidente de Associação, ontem reeleito para mais um mandato, José Manuel Rodrigues desejou “a continuação do excelente trabalho que tem sido realizado nos últimos anos”.

O Presidente do parlamento madeirense afirmou que “está por fazer o estudo para saber os efeitos benéficos dos apoios financeiros dados às diversas modalidades”, ao nível da promoção da saúde e ao nível da poupança na área da Saúde, “pelo facto das pessoas que praticam desporto não terem determinadas doenças”. “Muitas vezes contesta-se os apoios que são dados ao desporto, quer profissional quer amador, mas esquecem-se os benefícios que esses apoios têm”, vincou.

Policarpo Gouveia lembrou que já está concluído o estudo do Observatório do Turismo da Universidade da Madeira em relação à Maratona realizada em janeiro deste ano na Região. Os dados revelam que cerca de 90% dos 700 inscritos do exterior vieram acompanhados. “Passaram uma média de 5, 6 noites e gastaram em média, por pessoa, cerca de mil euros”, o que totaliza mais de 900 mil euros deixados numa semana na economia regional. O presidente da Associação de Atletismo da Madeira conclui, assim, “que os eventos que realizamos cá na Região são um investimento muito abaixo do rendimento que cá fica”.

Policarpo Gouveia agradeceu ao Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira o reconhecimento público da atleta Olívia Sousa. “É raro sermos reconhecidos”, frisou.

José Manuel Rodrigues, Presidente ALRAM (áudio)
Olívia Sousa, Atleta Trail (áudio)
Policarpo Gouveia, Presidente AARAM (áudio)

 

Copyright © 2018-2020 ALRAM