Parlamento Musical dá continuidade à divulgação cultural através de 12 concertos

Share Image

“O ‘Parlamento Musical’ é um ciclo de 12 concertos que pretende, em tempo de pandemia, continuar a divulgar a cultura Regional nos vários géneros musicais”, revelou hoje o Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira na apresentação do projeto Musical. “A pandemia e o isolamento social causado...

XII Legislatura, I Sessão Legislativa Concerto
Parlamento Musical dá continuidade à divulgação cultural através de 12 concertos
  • Capa projetos concertos.jpg
  • 2.jpg
  • 1.jpg
  • 3.jpg

“O ‘Parlamento Musical’ é um ciclo de 12 concertos que pretende, em tempo de pandemia, continuar a divulgar a cultura Regional nos vários géneros musicais”, revelou hoje o Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira na apresentação do projeto Musical.

“A pandemia e o isolamento social causado pela Covid-19 reforçaram a importância da música e da cultura na vida das pessoas e o parlamento madeirense não podia passar ao lado desta realidade”, explicou José Manuel Rodrigues.

A Assembleia Legislativa associou-se um grupo de músicos madeirenses, através do músico Miguel Pires, para a realização destes espetáculos de música ao vivo. “Tivemos os cuidado que a grande maioria dos músicos fossem de cá da Madeira. Isto aparece numa altura em que todo e qualquer apoio à música e à arte musical é bem-vindo”, disse Miguel Pires.

O primeiro concerto é com a fadista Sofia Ferreira, no dia 20 de novembro, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira.

Dependendo do evoluir da pandemia, os espetáculos neste espaço fechado podem ser abertos ao máximo de 50 pessoas, podendo no entanto, no contexto pandémico que vivemos, não ter público. “Ainda assim fica a garantia de que chegarão a todos os madeirenses, quer estejam na Região ou fora dela, através da RTP Madeira”, salientou o Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira. “Esta parceria com a televisão pública é importante porque ajuda a manter o distanciamento social, evita os aglomerados de pessoas, e permite a todos os cidadãos apreciar a cultura através do recato dos seus lares”, vincou José Manuel Rodrigues.

Para o dia 19 de dezembro está agendado um Concerto de Natal a realizar em frente à Capela de Santo António da Mouraria, mesmo ao lado da sede deste Parlamento, num cenário já testado este ano, com o Concerto do Dia da Região. “Conta com a participação de quatro solistas, com o Coro de Câmara da Madeira, e uma banda que vai acompanhar o Coro e os solistas”, adiantou Miguel Pires. “A ideia é tocar e cantar músicas de Natal que as pessoas conhecem e que possamos lembrar essa época, que este ano apesar de ser diferente, continua a ter sempre a mesma magia”, rematou o músico.

Os concertos têm uma periodicidade mensal. Entre os grupos associados estão os Cháp4, Mano a Mano e Rita Reshoes, Just in Trio e André Barbosa, Miguel Pires num concerto totalmente dedicado ao 25 de Abril, Banda d'Além, C'Azoada, Lado Luso e Madeira Jazz Collective. Os espetáculos iniciam-se a 20 de novembro com Sofia Ferreira e terminam a 17 de julho, do próximo ano, com a banda Madeira Jazz Collective.

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira agradeceu aos parceiros “esta oportunidade de levarmos a cultura mais além, mas também esta oportunidade de demonstrar que a vitória sobre a pandemia só depende de nós, depende de cada cidadão cumprir as regras de proteção social e coletiva prevenindo a transmissão do vírus e a sua propagação.

Estou certo que o sentido cívico do povo madeirense saberá mais uma vez ultrapassar este momento difícil da nossa história”, concluiu.

Miguel Pires, Músico (áudio)
José Manuel Rodrigues, Presidente ALRAM (áudio)
Copyright © 2018-2020 ALRAM