Centro de Inclusão Social da Madeira é um símbolo de excelência, garante o Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira

Share Image

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira enalteceu esta tarde a qualidade do trabalho e das instalações do Centro de Inclusão Social da Madeira (CISM). “Temos aqui uma estrutura de excelência com várias atividades” repartidas pelo Centro de Atividades Ocupacionais, o Lar Residencial e um...

XII Legislatura, II Sessão Legislativa Parlamento Mais Perto
Centro de Inclusão Social da Madeira é um símbolo de excelência, garante o Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira
  • 1.jpg
  • 2.jpg
  • 3.jpg

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira enalteceu esta tarde a qualidade do trabalho e das instalações do Centro de Inclusão Social da Madeira (CISM). “Temos aqui uma estrutura de excelência com várias atividades” repartidas pelo Centro de Atividades Ocupacionais, o Lar Residencial e um Centro de Apoio a Pessoas com Deficiência Profunda. José Manuel Rodrigues falava aos jornalistas após a visita à instituição, realizada na presença da Secretária Regional da Inclusão Social e Cidadania, Augusta Aguiar, da Diretora do Centro, Ana Sousa, e demais técnicos do Instituto de Segurança Social da Madeira.

“Aquilo que vemos aqui é um empenho muito grande de funcionários públicos, que muitas vezes até são desconsiderados por esse facto, no apoio a cidadãos muito vulneráveis, muitos deles sem qualquer autonomia”, salientou. No Centro de Inclusão Social da Madeira trabalham cerca de 140 profissionais que “dão o seu melhor” em prol de uma “melhor qualidade de vida” aos cerca de 200 utentes, “dentro da sua deficiência, dentro das suas vulnerabilidades”, vincou José Manuel Rodrigues.

Esta deslocação insere-se no projeto “Parlamento Social Mais Perto”, que tem por objetivo dar a conhecer o trabalho das instituições particulares e públicas de solidariedade social. Esta foi a primeira visita do Presidente do parlamento madeirense a uma instituição pública. “Saio daqui plenamente satisfeito com a forma de funcionamento deste centro. Aquilo que aqui se faz é grandioso a favor dos cidadãos da nossa sociedade”, garantiu José Manuel Rodrigues.

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira salienta ainda que “no momento crítico que nós estamos a atravessar, são estas instituições, e outras, de apoio à inclusão e combate à pobreza que não deixam que o nosso ‘tecido social’ se possa romper”. No entanto avisou que “as respostas sociais têm que subir de nível face à situação crítica que atravessamos”.

“Este Centro de Inclusão é um símbolo, pela positiva, da resposta do Governo Regional, da Secretaria Regional da Inclusão Social e Cidadania e do Instituto de Segurança Social da Madeira, aos mais vulneráveis e aos mais desprotegidos da Madeira”, concluiu.

A Secretária da Inclusão Social e da Cidadania também sublinhou que o centro é um serviço de “excelência em termos da inclusão da pessoa com deficiência”. Augusta Aguiar especificou que a instituição apoia 197 utentes.

Além da aquisição de competência a governante salienta que o grande objetivo é que os utentes e as famílias se “sintam amparados”. “Nós tentamos, pese embora as contingências atuais de distanciamento social, ter um serviço de proximidade, de grande apoio às famílias dos nossos utentes”, garantiu a governante. Augusta Aguiar explicou que no Lar Residencial existem “camas de emergência e camas para descanso dos cuidadores de pessoas com deficiência, porque queremos que esta resposta seja integrada e em prol do cidadão com deficiência”. O Lar Residencial alberga 26 utentes.

“Neste momento não temos lista de espera e temos sempre a possibilidade de ampliar essa resposta caso venha a tornar-se necessário”, assegurou a Secretária Regional da Inclusão Social e Cidadania.

Visita ao Centro de Inclusão Social da Madeira
José Manuel Rodrigues, Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira (vídeo)
Augusta Aguiar, Secretária Regional da Inclusão Social e Cidadania (vídeo)
José Manuel Rodrigues, Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira (áudio)
Augusta Aguiar, Secretária Regional da Inclusão Social e Cidadania (áudio)

 

 

Copyright © 2018-2020 ALRAM