Embaixadora de Espanha em Portugal elogia medidas adotadas pela Madeira para travar a pandemia

Share Image

A Embaixadora de Espanha em Portugal disse hoje que as medidas que estão a ser tomadas na Madeira para travar a pandemia “dão a máxima segurança” aos cidadãos espanhóis que pretendem passar férias na Região. “Em Espanha também estamos a aplicar o mesmo sistema, que são os corredores sanitários nas...

XII Legislatura, II Sessão Legislativa Audiências
Embaixadora de Espanha em Portugal elogia medidas adotadas pela Madeira para travar a pandemia
  • 2.jpg
  • 1.jpg
  • 3.jpg

A Embaixadora de Espanha em Portugal disse hoje que as medidas que estão a ser tomadas na Madeira para travar a pandemia “dão a máxima segurança” aos cidadãos espanhóis que pretendem passar férias na Região. “Em Espanha também estamos a aplicar o mesmo sistema, que são os corredores sanitários nas ilhas, precisamente nas ilhas Canárias e nas ilhas Baleares. São dois lugares de destinos turísticos que agora registam a retoma da procura turística, precisamente porque as medidas de segurança são as mesmas”, afirmou Marta Betanzos Roig. A diplomata salientou que, ao aplicar os testes PCR, os turistas infetados são acompanhados pelo “próprio sistema de administração local que toma conta e presta serviço e atenção aos turistas. São medidas muito certeiras”, enfatizou.

Marta Betanzos Roig está na Região, pela primeira vez, em visita oficial. Durante quatro dias vai encontrar-se com as entidades oficiais. Esta manhã reuniu com o Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, para trocar impressões sobre a realidade da socioeconómica do arquipélago madeirense. “Constato que entre Espanha e Portugal há um entendimento que flui de modo natural e que é uma grande ajuda para podermos pensar juntos”, salientou. “Aqui há muita confiança e perceber isso é muito estimulante”, afirmou Marta Betanzos Roig.

A Embaixadora de Espanha em Portugal refere que os cidadãos espanhóis residentes em Portugal estão a viver a situação pandémica em Espanha “com muita pena e muta preocupação. O que acontece em Espanha é difícil de entender. No entanto esta pandemia está a ser muito prolongada, mas o que se passa em Espanha é praticamente o mesmo que se está a passar na Europa. Não estamos a dramatizar, mas sim a levar muito a sério e a assumir a responsabilidade de como ultrapassar as atuais dificuldades”. Salientou que em Espanha o assunto é mais polémico “não porque a situação seja muito pior, mas porque a discutimos mais”.

Na Madeira residem cerca de 150 cidadãos espanhóis. O Cônsul de Espanha na Madeira, João Santos, destacou a “obrigatoriedade da renovação de passaportes obrigar também a inscrição consular”, que vai permitir “saber melhor o número de espanhóis residentes” no arquipélago madeirense.

O Cônsul confirmou ainda que há uma “vontade grande dos espanhóis conhecerem a Madeira” e que o “Governo Regional tem sido exemplar” ao dar conhecimento aos cônsules honorários das regras a respeitar para entrar na Madeira.

Marta Betanzos Roig - Embaixadora de Espanha em Portugal
João Santos - Cônsul Honorário de Espanha na Madeira
Copyright © 2018-2020 ALRAM