Parlamento madeirense cumpre minuto de silêncio pela morte de Helena Marques

Share Image

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, apresentou esta manhã um voto de pesar pela morte de Helena Marques. No plenário os deputados madeirenses cumpriram um minuto de silêncio em memória da escritora, filha de madeirenses nascida em Carcavelos. Helena Marques foi...

XII Legislatura, II Sessão Legislativa Mensagem do Presidente
Parlamento madeirense cumpre minuto de silêncio pela morte de Helena Marques
  • Helena Marques.jpg
  • 3S1A4380.jpg
  • 3S1A4382.jpg

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, apresentou esta manhã um voto de pesar pela morte de Helena Marques. No plenário os deputados madeirenses cumpriram um minuto de silêncio em memória da escritora, filha de madeirenses nascida em Carcavelos.

Helena Marques foi jornalista durante 36 anos, tendo iniciado a carreira no Diário de Notícias do Funchal e terminado no Diário de Notícias de Lisboa, jornal onde foi diretora-adjunta (1968-1992).

Entre 1992 e 2010, publicou cinco romances e um livro de contos. O primeiro livro, “O Último Cais”, recebeu o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, o Prémio Revista Ler/Círculo de Leitores, o Prémio Máxima de Revelação, o Prémio Procópio de Literatura e o Prémio Bordallo de Literatura da Casa da Imprensa.

Com uma obra traduzida em várias línguas (alemão, italiano, castelhano, grego, romeno e búlgaro), em 2013 Helena Marques recebeu o Prémio Gazeta de Mérito.

Helena Maria Pereira Gonçalves Marques, foi distinguida pelo Presidente da República, em 2001, com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, por ocasião do 25.º aniversário da Autonomia Político-Administrativa da RAM.

À família enlutada, o Presidente da Assembleia Legislativa expressa as suas sentidas condolências. 

Copyright © 2018-2020 ALRAM