O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira visitou esta tarde o Núcleo Regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro e destacou o trabalho desta instituição em prol das famílias e dos doentes atingidos pela doença. No Dia Mundial da Saúde da Mama, José Manuel Rodrigues lembrou que o cancro da mama “é particularmente agressivo e esta instituição tem respostas para as nossas doentes oncológicas”.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro ajuda na Madeira cerca de “230 famílias em que um dos seus elementos tem um cancro”. O Presidente do principal órgão de governo próprio da Região destaca “o apoio psicológico, o apoio aos tratamentos, à compra de próteses, de camas articuladas e à compra cadeiras de rodas”. Faz ainda questão de valorizar as ajudas sociais que são dadas “para os doentes mais pobres”, através dos “pagamentos de rendas de casa, luz e água”.
“Tudo isto é feito com os seus dirigentes, com os seus funcionários, mas sobretudo com os seus voluntários”, vinca. “Foi bom ver, hoje, muitos jovens que chegam aqui e dizem: «eu quero ser voluntário da Liga Portuguesa Contra o Cancro»”, congratulou-se José Manuel Rodrigues.
Como cidadão e Presidente da Assembleia Legislativa, apelou “aos madeirenses e Porto-Santenses de maiores rendimentos” que “participem no peditório”, “porque a Liga Portuguesa Contra o Cancro tem o princípio de viver sem qualquer apoio financeiro de qualquer governo.” No próximo dia 01 de novembro o peditório sai às ruas do Funchal. José Manuel Rodrigues é um dos voluntários que ajudar a recolher donativos para a causa do combate e da prevenção do cancro.
Na Madeira registam-se cerca de 900 novos casos de cancro, por ano.
Visita à Liga Portuguesa Contra o Cancro (reportagem vídeo)
José Manuel Rodrigues, Presidente ALRAM (áudio)