Videoconferência entre Madeira e Adjara estreita laços entre as duas Regiões

Share Image

A Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira e o Conselho Supremo da Região Autónoma de Adjara (Geórgia) firmaram, hoje, um acordo verbal que visa estreitar e aprofundar laços entre as duas Regiões. Este acordo decorreu da videoconferência que teve lugar esta manhã, entre o Presidente do...

XII Legislatura, II Sessão Legislativa Presidente
Videoconferência entre Madeira e Adjara estreita laços entre as duas Regiões
  • 2.jpg
  • 3.jpg

A Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira e o Conselho Supremo da Região Autónoma de Adjara (Geórgia) firmaram, hoje, um acordo verbal que visa estreitar e aprofundar laços entre as duas Regiões. Este acordo decorreu da videoconferência que teve lugar esta manhã, entre o Presidente do parlamento madeirense, José Manuel Rodrigues, o Presidente do parlamento de Adjara, Davit Gabaidze, e o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da Geórgia para a República de Portugal, Giorgi Mirtskhulava.

O encontro serviu, sobretudo, para abordar estratégias de cooperação entre a Madeira e Adjara, “duas regiões autónomas que vivem do turismo e enfrentam, agora, os mesmos problemas provocados pela pandemia”, salientou o Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, acrescentando que “foi muito interessante a troca de impressões sobre as formas de recuperação económico-social de ambas as regiões”. José Manuel Rodrigues aproveitou a oportunidade para transmitir ao seu congénere georgiano a preocupação da Madeira relativamente ao facto de “a União Europeia não ter, ainda, encontrado uma política comum” que abranja os testes obrigatórios à COVID 19. “Era importante que a União Europeia obrigasse os viajantes dos países-membros a fazerem o teste obrigatório na origem, o que facilitaria a recuperação económica, designadamente a nível da aviação e do turismo, dois setores importantíssimos, hoje, no quadro da União Europeia.”, afirmou.

O Presidente do Conselho Supremo da Região Autónoma de Adjara revelou, por sua vez, uma total abertura para ‘aprender’ com o processo autonómico do arquipélago da Madeira, ao que o Presidente do parlamento madeirense reagiu com agrado. “A nossa autonomia tem 44 anos, a autonomia de Adjara remonta aos anos 90. É bom confrontar ambos os poderes legislativos, aprendermos uns com os outros. Com esta pandemia, nunca estivemos tão distantes, mas, ao mesmo tempo, nunca estivemos tão próximos, porque os problemas são comuns, e só juntos, com medidas e políticas comuns, podemos vencer esta pandemia e recuperar económica e socialmente.”

 

José Manuel Rodrigues, Presidente ALRAM 26.10.2020.mp3
Copyright © 2018-2020 ALRAM