Presidente da Assembleia Legislativa aponta potencialidades do setor primário que devem ser impulsionadas

Share Image

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira defendeu hoje o aproveitamento dos fundos do próximo quadro comunitário de apoio para desenvolver as potencialidades do setor primário, na Madeira. José Manuel Rodrigues falava nas Jornadas Madeira 2020, do JM, que esta manhã debatem a agricultura e...

XII Legislatura, II Sessão Legislativa Conferência
Presidente da Assembleia Legislativa aponta potencialidades do setor primário que devem ser impulsionadas
  • ab89c08a-5c0c-445a-bd2d-cac5a4298eda.JPG
  • 01.jpg
  • 02.jpg
  • 03.jpg
  • 04.jpg
  • 06.jpg
  • 07.jpg
  • 08.jpg
  • 09.jpg
  • 010.jpg
  • 011.jpg

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira defendeu hoje o aproveitamento dos fundos do próximo quadro comunitário de apoio para desenvolver as potencialidades do setor primário, na Madeira. José Manuel Rodrigues falava nas Jornadas Madeira 2020, do JM, que esta manhã debatem a agricultura e pescas na Madeira.

O Presidente do principal órgão de governo próprio da Região entende que, apesar do aumento da produção agrícola, é necessário a modernização para atrair os jovens para o setor, para aumentar os rendimentos e deixar “para trás aquela imagem negativa de trabalhar a terra para a subsistência”.

Defendeu a valorização de “toda a fileira agrícola” através da redução dos custos de produção, do reforço da captação de água para a rega e da valorização de produtos regionais de grande qualidade. José Manuel Rodrigues entende ser necessário, ainda, uma maior aposta na produção biológica, na exportação de frutos e flores para o mercado nacional, bem como incentivar a hotelaria e a restauração a consumirem mais produtos regionais. 

Já para o setor das pescas, o Presidente do parlamento madeirense entende ser “crucial concluir a modernização das lotas da Região que está a ser realizada, valorizar toda a fileira desde a produção à comercialização, renovar a frota do peixe espada preto e melhorar a frota do atum”. A formação de novos profissionais para o setor, a valorização da qualidade do pescado “através da certificação, designadamente para uso na alta gastronomia”, e o apoio ao surgimento de “pequenas conserveiras que permitam escoar o peixe em alturas de grandes capturas” foram outras potencialidades apontadas.

 “A pandemia que estamos a viver lançou este setor (primário) numa recessão e condiciona qualquer estratégia de desenvolvimento económico, mas todos estamos certos que ela passará mais mês menos mês, assim como é igualmente verdade que nada voltará a ser como antes e que há que adaptar periodicamente as medidas dessa estratégia ao curso dos acontecimentos. Agora o momento é de salvar empesas e postos de trabalho e depois aproveitar bem os fundos financeiros que estarão à nossa disposição a partir do próximo ano”, afirmou.

Apesar da conjuntura, José Manuel Rodrigues lembrou que a “Madeira tem uma enorme Zona Económica Exclusiva (ZEE), com 442.248 Km2”. “A expansão deste espaço por via do alargamento da Plataforma continental, matéria que está em negociação no âmbito da ONU, vai permitir que o nosso país passe a ter uma Zona Exclusiva de mais de 3,6 milhões de Km2. Um imenso Mar para novas Descobertas!”.

Além das pescas, destacou a importância do mar para a economia Regional, ao nível dos transportes e trocas comerciais com o exterior, nos cruzeiros, na náutica de recreio e dos deportos náuticos, não esquecendo o turismo costeiro, de observação de cetáceos, as reservas naturais, o mergulho e a arqueologia subaquática.

As Jornadas Madeira 2020 juntaram na mesa do debate, realizado no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos, José Manuel Rodrigues, Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Jacinto Silva, Presidente da Coopesca, Vitor Castro, Presidente da Associação de Jovens Agricultores da Madeira e do Porto Santo, Pedro Coelho, presidente da câmara de Câmara de Lobos.

Intervenção de José Manuel Rodrigues - Jornadas Madeira 2020 - Câmara de Lobos (vídeo)
Intervenção de José Manuel Rodrigues - Jornadas Madeira 2020 - Câmara de Lobos (áudio)
Copyright © 2018-2020 ALRAM