Presidente da Assembleia legislativa recomenda ‘via verde’ para pessoas com autismo

Share Image

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira defendeu hoje uma “espécie de via verde”, para crianças e jovens com autismo, “nas consultas dos centros de saúde e no atendimento hospitalar”. O desejo foi manifestado após visita ao Centro de Terapias “Os Grandes Azuis”, da associação que acompanha...

XII Legislatura, II Sessão Legislativa Parlamento Mais Perto
Presidente da Assembleia Legislativa recomenda ‘via verde’ para pessoas com autismo
  • 01.jpg
  • 02.jpg
  • 03.jpg
  • 04.jpg

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira defendeu hoje uma “espécie de via verde”, para crianças e jovens com autismo, “nas consultas dos centros de saúde e no atendimento hospitalar”. O desejo foi manifestado após visita ao Centro de Terapias “Os Grandes Azuis”, da associação que acompanha as crianças e jovens com autismo ou com algum tipo de perturbação neuro-sensitiva cognitiva ou de motricidade.

“Estou aqui para chamar também à atenção para que as respostas que são dadas a estas associações possam ser mais apoiadas pelo Governo Regional da Madeira”, vincou José Manuel Rodrigues.

A associação “Os Grandes Azuis” recebe uma ajuda anual de 5 mil euros da Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil e está instalada no Bairro de Santo Amaro, num espaço cedido pela Investimentos Habitacionais da Madeira.

O Centro, além das atividades ocupacionais, presta serviços de Educação, de Terapia da Fala, de Psicologia, de Terapia Ocupacional, Consultas Médicas, de Acompanhamento das Famílias e tem ainda uma Sala Snoezelen, para estímulo sensorial das crianças e dos jovens autistas.

José Manuel Rodrigues assinala como “notável” o trabalho da associação ‘Os Grandes Azuis’ no “apoio às crianças e jovens com autismo”, mas diz que é possível fazer mais. “É preciso que existam respostas mais concretas, mais objetivas, quer na área da Educação, quer na área da Saúde e da Segurança Social”.

A instituição dá assistência a cerca de 50 crianças, ou seja, um quarto das pessoas que estão diagnosticadas com autismo na Madeira (200).

“Acho que é extremamente positivo que o parlamento se aproxime destas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), sobretudo estas que apoiam a infância e a juventude”, reforçou o Presidente do Parlamento madeirense no final da visita.

Com o Parlamento Mais Perto Social, iniciado em janeiro deste ano, José Manuel Rodrigues já realizou quinze (15) visitas a Instituições Particulares de Solidariedade Social, que têm por objetivo conhecer e dar a conhecer a realidade e as dificuldades das IPSS que trabalham na Região.

Visita à associação Os Grandes Azuis (vídeo)
José Manuel Rodrigues, visita Os Grandes Azuis (áudio)
Copyright © 2018-2020 ALRAM