Presidente da Assembleia Legislativa acredita que um dos principais valores da UMa é a sua capacidade de “projetar a insularidade no universo do ensino superior”

Share Image

Uma universidade com identidade própria, “que tem prestado relevantes serviços à Região Autónoma da Madeira” e, ao mesmo tempo, tem sabido afirmar os seus valores no território continental e até no estrangeiro. Elogios que o Presidente do parlamento madeirense teceu à Universidade da Madeira (UMa),...

XII Legislatura, II Sessão Legislativa PresidentePresidente
Presidente da Assembleia Legislativa acredita que um dos principais valores da UMa é a sua capacidade de “projetar a insularidade no universo do ensino superior”
  • UMa 3.jpg
  • UMa 5.jpg
  • UMa 6.jpg
  • UMa 4.jpg
  • UMa 1.jpg
  • UMa 2.jpg

Uma universidade com identidade própria, “que tem prestado relevantes serviços à Região Autónoma da Madeira” e, ao mesmo tempo, tem sabido afirmar os seus valores no território continental e até no estrangeiro. Elogios que o Presidente do parlamento madeirense teceu à Universidade da Madeira (UMa), na tarde desta quarta-feira, na cerimónia de tomada de posse do novo Reitor, José Sílvio Moreira Fernandes, realizada no auditório do Colégio dos Jesuítas, no Funchal. José Manuel Rodrigues afirmou que a UMa é “uma instituição que faz parte da nossa identidade insular, mas que nos projeta em Portugal e no mundo” e enalteceu “o papel importantíssimo” que esta tem assumido “na formação dos ativos na Madeira, na área da educação, no setor empresarial e noutras áreas. “A Universidade da Madeira é, hoje, uma instituição de prestígio no seio das universidades portuguesas”, acrescentou, sem esquecer de sublinhar o seu reconhecimento no panorama internacional, para o qual contribuem os seus centros de investigação.

O Presidente da Assembleia Legislativa acredita que a Universidade madeirense reúne, por isso, “todas as condições para continuar a crescer e a desenvolver-se”, até porque “sendo uma universidade que está envolvida na comunidade regional, não pode perder o caráter universalista que devem ter todas as universidades”. A este propósito, José Manuel Rodrigues lembrou que a identidade da UMa deve continuar a afirmar-se no mundo enquanto espelho de uma Região Autónoma que foi o berço da primeira globalização e continuar “a projetar essa insularidade no universo do ensino superior”.

José Manuel Rodrigues, Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira (áudio) 14.04.2021
Copyright © 2018-2021 ALRAM