Secretário de Saúde garante transparência nos números da COVID na Madeira

Share Image

O Secretário Regional de Saúde e Proteção Civil recusou, esta manhã, na Assembleia Legislativa da Madeira, qualquer falta de transparência nos números da Covid-19 na Madeira. Pedro Ramos falava da audição, pedida pelo grupo parlamentar do PS, que chamou o governante ao parlamento para “prestar...

XII Legislatura, II Sessão Legislativa Comissão EspecializadaComissão Especializada
Secretário de Saúde garante transparência nos números da COVID na Madeira
  • 1.jpg
  • 3.jpg
  • 2.jpg

O Secretário Regional de Saúde e Proteção Civil recusou, esta manhã, na Assembleia Legislativa da Madeira, qualquer falta de transparência nos números da Covid-19 na Madeira. Pedro Ramos falava da audição, pedida pelo grupo parlamentar do PS, que chamou o governante ao parlamento para “prestar esclarecimentos acerca do número de casos de infeção pelo SARS-CoV-2 e o seu reporte às autoridades de saúde nacionais”.

O líder parlamentar socialista, Miguel Iglésias, afirmou haver uma discrepância nos números de casos positivos contabilizados pelas entidades regionais e pela Direção Geral de Saúde (DGS) que revela “falta de transparência” e falhas no serviço de reporte.

O Secretário Regional de Saúde refutou as críticas lembrando os 366 relatórios de situação epidemiológica na Região, os 345 boletins informativos e as 72 conferências de imprensa, garantindo, desta forma, total transparência, e destacando que “o Presidente do Governo e o Secretário Regional de Saúde não notificam e como tal não mentem” e que não foram “escondidos casos”. A “Madeira sempre reportou os números, às vezes eram inferiores, às vezes superiores”, aos da DGS, afirmou o governante.

“Tivemos problemas digitais com a plataforma semelhantes aqueles que o país teve. Todas são falíveis, a da DGS não é perfeita e a do SESARAM também não será perfeita”, reforçou. “Sabemos também que estão a ser lançados em Portugal dados de outras regiões do país, de alguns meses atrás, mas isso não é notícia”, rematou Pedro Ramos.

Reunião 5ª CE - audição Pedro Ramos (áudio)
Copyright © 2018-2021 ALRAM