Rogério Gouveia tomou posse como Secretários Regional das Finanças

Share Image

O novo Secretário Regional das Finanças tomou posse, hoje, como Secretário Regional das Finanças perante a Comissão Permanente e os deputados do parlamento madeirense, e perante uma plateia de convidados, entre eles entidades civis e militares. Rogério Gouveia prometeu tudo fazer para “manter as...

XII Legislatura, II Sessão Legislativa ComissãoPresidenteComissão
Rogério Gouveia tomou posse como Secretários Regional das Finanças
  • Tomada Posse 5.jpg
  • Tomada Posse 3.jpg
  • Tomada Posse 1.jpg
  • Tomada Posse 4.jpg
  • Tomada Posse 2.jpg
  • Rogério Gouveia.jpg

O novo Secretário Regional das Finanças tomou posse, hoje, como Secretário Regional das Finanças perante a Comissão Permanente e os deputados do parlamento madeirense, e perante uma plateia de convidados, entre eles entidades civis e militares.

Rogério Gouveia prometeu tudo fazer para “manter as finanças públicas equilibradas e atender às prioridades e necessidades que venham a ocorrer a cada momento”.

O novo membro do executivo liderado por Miguel Albuquerque quer dar continuidade a um “trabalho que está bem feito”, vincou, e na primeira fase do mandato vai preparar o “orçamento regional de 2022”, atender aos fundos comunitários, concretizando o Plano de Recuperação e Resiliência que à Região diz respeito, e “fechar a operação de financiamento do novo hospital da Madeira”.

O Secretário Regional das Finanças admite, já no próximo ano, “um desagravamento fiscal paulatino”, de acordo com o que já está consagrado no programa do Governo Regional. “São matérias que têm de ser decididas pelo Conselho de Governo”, disse o governante aos jornalistas. Questionado sobre os impostos que podiam baixar, adiantou que essa descida pode acontecer “eventualmente sobre os impostos que já têm sido objeto de desagravamento, e no caso do IRS ainda temos alguma margem para seguir”, frisou.

Rogério Gouveia tem 41 anos, é licenciado em Gestão e Administração Pública e iniciou a sua atividade profissional na Secretaria Regional do Plano e Finanças, desempenhando funções no âmbito da Inspeção Tributária (abril de 2004 a fevereiro de 2005).

Teve ainda funções relacionadas com ações de planeamento e controlo de gestão na Direção Regional dos Assuntos Fiscais da Secretaria Regional do Plano e Finanças (fevereiro de 2005 a abril de 2007). Foi formador no curso de especialização tecnológica de Banca e Seguros no polo do Funchal do Instituto de Educação Técnica e Seguros (2007), e Inspetor Tributário na Direção Regional dos Assuntos Fiscais da Secretaria Regional do Plano e Finanças (junho de 2007 a janeiro de 2010). Do vasto currículo destacam-se as funções de Chefe de Divisão de Planeamento e Controlo e Gestão na Direção Regional dos Assuntos Fiscais da Secretaria Regional do Plano e Finanças (junho de 2011 a junho de 2015), e de Gestor de Devedores Estratégicos na Autoridade Tributária e Assuntos Fiscais da RAM da Secretaria Regional das Finanças e da Administração Pública (junho de 2015 a outubro de 2015).

Desde novembro de 2017 era Diretor Regional Adjunto de Finanças, cargo que deixa para liderar a Secretaria Regional das Finanças.

Esta nomeação surge na sequência do pedido de exoneração do Vice-Presidente do Governo Regional. Pedro Calado deixa o executivo madeirense para se dedicar à campanha eleitoral para a câmara do Funchal.

Na cerimónia de tomada de posse o Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira “agradeceu a dedicação à causa pública” e o “relacionamento exemplar” de Pedro Calado, “que sempre manteve” com o parlamento madeirense”.

José Manuel Rodrigues deixou ainda uma palavra de apreço ao Secretário Regional das Finanças, desejando “as maiores felicidades no desempenho do novo cargo”.

Cerimónia (Mobile Version)
Tomada de Posse do Senhor Secretário Regional das Finanças (Vídeo)
Rogério Gouveia, Secretário Regional das Finanças 16.08.2021 (áudio)
Cerimónia de tomada de posse (áudio)
Copyright © 2018-2021 ALRAM