O plenário da Assembleia Legislativa da Madeira debateu, hoje, o projeto de resolução, do PSD, que “recomenda ao Governo Regional a transformação do edifício escolar desativado em São Jorge, escola 2º e 3º ciclo cardeal D. Teodósio de Gouveia, em estrutura residencial para idosos ou em unidade de apoio integrado de internamento de longa duração”. Os sociais democratas justificaram a recomendação com a necessidade de mais investimento em equipamentos sociais, “em especial, nas infraestruturas para a terceira idade” que são “cada vez mais uma prioridade”.
Reforçam ainda que “conciliar esta opção com a rentabilização do património da Região Autónoma da Madeira é uma oportunidade a reforçar, adaptando os edifícios públicos, a esta nova realidade, dando-lhes uma nova utilidade, olhando sempre para as necessidades da população”.
Os deputados madeirenses analisaram também o projeto de resolução, do PS, intitulado “pelo reforço de psicólogos na escola”. Os parlamentares socialistas alegam que “as crianças e os jovens fazem parte do grupo de cidadãos que mais está a sofrer ao nível psicológico e que maiores dificuldades têm apresentado na forma de lidar com as consequências desta pandemia, desencadeando um conjunto de problemas relacionados com a saúde mental”.
Referem também que “este tipo de problemas, alguns com significativa complexidade, e este estado de sofrimento psicológico não ficarão à porta da escola nem em casa fechados nos seus quartos. Cada um ao seu modo entrará no interior das escolas e confrontar-se-á dentro das salas de aulas, nos corredores e nos pátios com toda a vivência escolar. O impacto, para muitos destes alunos, pode ter algumas consequências que precisam de uma intervenção rápida, consistente e coordenada por parte de profissionais especializados”.
Por isso o PS recomenda ao “Governo Regional da Madeira que proceda à contratação do número de psicólogos necessários ao regular funcionamento dos Serviços de Psicologia e Orientação em todos os estabelecimentos de ensino”.