Filipe Froes dá conferência na Madeira subordinada ao tema “COVID-19: Passado, presente e Futuro”

Share Image

O médico Filipe Froes, especialista em Pneumologia e Medicina Intensiva, é o conferencista convidado para o ciclo de conferências Parlamento Com Causas, da Assembleia Legislativa da Madeira, e que terá lugar no próximo dia 20 de julho, pelas 17h30, no Salão Nobre do parlamento madeirense. O,...

XII Legislatura, II Sessão Legislativa ConferênciaConferência
Filipe Froes dá conferência na Madeira subordinada ao tema “COVID-19: Passado, presente e Futuro”
  • 1_Cartaz Filipe Froes Covid.jpg

O médico Filipe Froes, especialista em Pneumologia e Medicina Intensiva, é o conferencista convidado para o ciclo de conferências Parlamento Com Causas, da Assembleia Legislativa da Madeira, e que terá lugar no próximo dia 20 de julho, pelas 17h30, no Salão Nobre do parlamento madeirense.

O, também, Coordenador do Gabinete de Crise para a COVID-19 da Ordem dos Médicos vai apresentar a temática “COVID-19: Passado, Presente e Futuro”. 

“Desde a declaração de pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a 11/03/2020, um dos maiores desafios para todos nós é perceber porque aconteceu, o que aprendemos e o que queremos mudar no futuro”, começa por referir Filipe Froes na nota explicativa da conferência.

Refere ainda o médico que “na atualidade e com prejuízo no combate à pandemia, temos duas novas pragas, a infodemia e a proliferação de fake news, com disseminação viral sobretudo nas redes sociais. O impacto destas novas pragas é de tal modo significativo na desvalorização da ciência e do conhecimento que a OMS (Organização Mundial de Saúde), entre outras organizações, estabeleceu um programa específico de prevenção e minimização dos seus efeitos. Do sucesso destes programas dependerá também a nossa resposta a futuras ameaças a nível local ou global”, alerta.

Filipe Froes é Doutorado em Saúde Pública pela Universidade NOVA de Lisboa, Coordenador da Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Pulido Valente – CHULN, Consultor da Direção-Geral da Saúde e ainda Membro do Conselho Nacional de Saúde Pública. Afirma que “estamos a assistir a um momento único na história da Humanidade: a maior campanha de vacinação à escala global”.

“Para o futuro da pandemia, ficam dois grandes desafios na área da saúde. A recuperação do atraso assistencial dos doentes com patologia não-covid e a ameaça crescente do Covid longo, persistente e respetivas sequelas. Uma nova realidade de dimensões e consequências ainda não totalmente esclarecidas”. O pneumologista vai ainda falar do “futuro, que começa hoje”, para que “saibamos aproximar o saber e o conhecimento às nossas atitudes e comportamentos e, sobretudo, às decisões que tanto nos afetam individual e coletivamente”.

A conferência inaugura o retomar do Ciclo de conferências Parlamento Com Causas, após pandemia, e é a primeira de um conjunto de palestras com o apoio dos laboratórios farmacêuticos da MSD Portugal.

Presente em Portugal desde 1970, a MSD é dos maiores laboratórios farmacêuticos do mundo e parceiro ativo em todas as questões relacionadas com a área da Saúde, apresentando soluções inovadoras que contribuem para a preservação e melhoria da vida de milhões de pessoas.

Há mais de um século que a MSD tem feito descobertas para resolver alguns dos maiores desafios relativos à saúde e bem-estar das pessoas em todo o mundo. As grandes áreas de trabalho atuais estão relacionadas com investigação em antibióticos, vacinas, VIH Sida, diabetes, oncologia e hipertensão pulmonar.

Copyright © 2018-2021 ALRAM