O Diretor do Semanário Tribuna da Madeira e das revistas Saber Madeira e Fiesta afirmou, hoje, no parlamento madeirense que “o estado da imprensa na Madeira é mau”. Edgar Aguiar falava na Comissão Especializada permanente de Política Geral e Juventude, na audição sobre os “Apoios à Comunicação Social Privada”. “Política erradas fizeram com que os órgãos de comunicação social, leia-se imprensa, fossem estrangulados até à asfixia”, disse.
Edgar Aguiar explicou que o grupo editorial que representa não se candidatou aos apoios do programa MEDIARAM, criado pelo Governo Regional, porque uma das condições era “a presença de 8 jornalistas”, a tempo inteiro, e lembrou que “os jornais e revistas não se fazem apenas com jornalistas”.
O diretor do semanário Tribuna da Madeira queixou-se também da ausência de apoios extraordinários para a comunicação social madeirense, que foi muito prejudicada pela pandemia neste último ano e meio.
Pediu ainda que os orçamentos dos diferentes governos contenham verbas para publicidade institucional, de modo a “manter viva e com saúde a comunicação social”.
1.ª Comissão Audição Dr. Edgar Aguiar 07.07.2021 (áudio)