Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira recebeu o Cônsul Honorário de Portugal no Havai

Share Image

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira recebeu, hoje, em audiência para apresentação de cumprimentos, o Cônsul Honorário de Portugal no Havai, Tyler Santos-Tam, que visita a Região Autónoma da Madeira pela primeira vez, com o intuito de fortalecer os laços entre dois arquipélagos unidos...

XII Legislatura, II Sessão Legislativa Audiências
Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira recebeu o Cônsul Honorário de Portugal no Havai
Tyler dos Santos-Tam é bisneto de uma madeirense e quer fortalecer laços entre os dois arquipélagos
  • 3S1A9894.JPG
  • 3S1A9909.JPG

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira recebeu, hoje, em audiência para apresentação de cumprimentos, o Cônsul Honorário de Portugal no Havai, Tyler Santos-Tam, que visita a Região Autónoma da Madeira pela primeira vez, com o intuito de fortalecer os laços entre dois arquipélagos unidos pela História. Bisneto de uma madeirense, natural da freguesia de São Pedro, Tyler dos Santos-Tam não esquece as suas origens e diz-se determinado a manter viva a identidade madeirense no território havaiano, o que nem sempre é fácil, porque estamos perante gerações de bisnetos e trinetos cujas memórias das suas raízes são já muito ténues ou, nalguns casos, inexistentes.  É por esta razão que o Cônsul Honorário defende a aposta firme numa política de intercâmbios culturais e de negócios entre os governos, para que não se perca na linha do tempo esta matriz comum.  “As ligações entre o Havai e a Madeira são ligações históricas, por causa da emigração, dos trabalhadores que foram trabalhar nas plantações de cana-de-açúcar, mas é um pouco difícil, para netos, bisnetos e trinetos de madeirenses, manterem-se perto da Madeira. Então, queremos fortalecer as nossas ligações.”, sublinhou, acrescentado que acredita ser possível concretizar este desejo.

Recorde-se que o encontro entre a Madeira e o Havai remonta ao ano de 1878, época em que aquelas ilhas acolheram os primeiros imigrantes portugueses. Ao longo de vários anos os madeirenses que ali se fixaram partilharam a sua cultura, com destaque para a difusão do braguinha, instrumento musical que ficara, depois, popularizado como ukulele, as suas tradições e costumes gastronómicos, construindo um património que perdura até aos dias de hoje.

Declarações do Cônsul Honorário de Portugal no Havai 09.07.2021 (áudio)
Copyright © 2018-2021 ALRAM