Comissão de Recursos Naturais e Ambiente pede opinião de várias entidades sobre três projetos apresentados pelo PCP

Share Image

A Comissão Especializada Permanente de Recursos Naturais e Ambiente pediu, ontem, vários pareceres “às câmaras municipais, à Associação de Municípios da Madeira e à Autoridade Marítima”, sobre três projetos de Decreto Legislativo apresentados pelo PCP, explicou Nuno Maciel, presidente da Comissão....

XII Legislatura, II Sessão Legislativa Comissão EspecializadaComissão Especializada
Comissão de Recursos Naturais e Ambiente pede opinião de várias entidades sobre três projetos apresentados pelo PCP
  • 1.jpg

A Comissão Especializada Permanente de Recursos Naturais e Ambiente pediu, ontem, vários pareceres “às câmaras municipais, à Associação de Municípios da Madeira e à Autoridade Marítima”, sobre três projetos de Decreto Legislativo apresentados pelo PCP, explicou Nuno Maciel, presidente da Comissão. Em causa estão o Projeto de Decreto Legislativo Regional para a “Criação do Parque Arqueológico do Ilhéu da Cal”, o Projeto de Decreto Legislativo Regional intitulado “Criação dos gabinetes técnicos florestais dos municípios da Região Autónoma da Madeira”, e o Projeto de Decreto Legislativo Regional, que pretende a “Criação do Eco Parque Marinho do Funchal – Paisagem Protegida”.

Depois de uma primeira apreciação dos deputados decidiram, por unanimidade, enviar para debate em plenário o Projeto de Decreto Legislativo Regional, do PS, que pretende criar um “Regime jurídico da atividade silvopastoril na Região Autónoma da Madeira”.

Nuno Maciel destacou ainda a subida a plenário do Projeto de Resolução, do PCP, intitulado “Garantir apoios regionais para a renovação da frota pesqueira do peixe espada preto”, e do

Projeto de Resolução, do PSD, intitulado “Ao Governo da Repúblicas para que assuma a responsabilidade da componente europeia de financiamento em prol da renovação da frota pesqueira regional”. Trata-se de uma “matéria que é premente no momento em que estamos a viver e que muito diz aos nossos pescadores, particularmente os pescadores de Câmara de Lobos”, explicou o presidente da Comissão Especializada de Recursos Naturais e Ambiente.

Os parlamentares aprovaram na especialidade a Proposta de Decreto Legislativo Regional, que «Confirma, define e caracteriza o “Rum da Madeira” e estabelece as regras relativas à sua produção e comercialização» e a Proposta de Decreto Legislativo Regional que “Estabelece o regime para a instalação e exploração de centrais de biomassa florestal na Região Autónoma da Madeira”. Os dois diplomas seguiram para plenário para votação final global.

Nuno Maciel, presidente da 3.ª Comissão (áudio)
Copyright © 2018-2021 ALRAM