O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira agradeceu ao “Papa Francisco tudo o que a Igreja Católica tem feito pelo povo da Madeira e do Porto Santo”. O gesto de gratidão foi manifestado na audiência concedida pelo núncio apostólico em Portugal, D. Ivo Scapolo, ao Presidente do parlamento madeirense. José Manuel Rodrigues apontou a “saúde, a educação e o combate às desigualdades sociais” como as áreas onde a igreja católica teve e tem tido um papel preponderante no apoio ao desenvolvimento social, na Região.
Na reunião, que teve lugar no paço Episcopal, no Funchal, o Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira e o representante diplomático da Santa Sé em Portugal, falaram ainda do projeto da “Diocese do Funchal para a criação de uma casa de recolhimento das pessoas em situação de sem abrigo” e do projeto para o “reforço do apoio à saúde mental, agudizada com esta pandemia”.
Na audiência, foram ainda abordados os projetos das paróquias e da Cáritas Diocesana do Funchal de combate à pobreza. “Acho que é dever do povo da Madeira e do Porto Santo, independentemente do Estado e da Região serem laicos, reconhecer com gratidão a Igreja Católica pelo que tem feito pelas nossas gentes”, vincou José Manuel Rodrigues.
O núncio apostólico em Portugal, Ivo Scapolo, manifestou-se, também, grato pela “fidelidade do povo da Madeira e do Porto Santo aos valores da igreja e do cristianismo”, revelou o Presidente do principal órgão de governo próprio da Região.
José Manuel Rodrigues, Presidente ALRAM 11.06.2021 (áudio)