Presidente do SESARAM vai ao parlamento prestar esclarecimentos sobre Centro de Desenvolvimento da Criança

Share Image

A Comissão Especializada de Saúde e Assuntos Sociais aprovou, por unanimidade, o requerimento do PS para audição da Presidente do Serviço de Saúde da Madeira (SESARAM). A auscultação tem por objetivo obter “esclarecimentos sobre as alterações profundas relativamente ao funcionamento da reabilitação...

XII Legislatura, II Sessão Legislativa Comissão EspecializadaComissão Especializada
Presidente do SESARAM vai ao parlamento prestar esclarecimentos sobre Centro de Desenvolvimento da Criança
  • 1_Videoconferência 1.jpg

A Comissão Especializada de Saúde e Assuntos Sociais aprovou, por unanimidade, o requerimento do PS para audição da Presidente do Serviço de Saúde da Madeira (SESARAM). A auscultação tem por objetivo obter “esclarecimentos sobre as alterações profundas relativamente ao funcionamento da reabilitação pediátrica e do Centro de Desenvolvimento da Criança”. Trata-se de um assunto “que tem levantado muitas questões por parte dos pais das crianças e alguns dos profissionais”, justificou Élvio Jesus, presidente da comissão.

Este grupo especializado de trabalho parlamentar remeteu para debate em plenário o Projeto de Decreto Legislativo Regional, do PCP, intitulado “Plano Regional de Ação para os Direitos da Criança”. “Visa a adoção na Madeira de medidas apropriadas e mais ambiciosas, quanto à implementação dos Direitos reconhecidos na Convenção dos Direitos da Criança, ratificada pelo Estado português, em setembro de 1990”, explicou.

Foi também remetido para o debate na generalidade o Projeto de Resolução do PCP, “pelo reforço de respostas na área da saúde infantil nos cuidados de saúde primários”.

Os parlamentares consideraram, ainda, apto para debate em plenário o Projeto de Resolução, do PS, intitulado “recomendação ao Governo Regional para que reponha e alargue a resposta regional em Cuidados Continuados Integrados, especialmente nas tipologias Convalescença, Média Duração e Reabilitação e Unidades de Dia e de Promoção da Autonomia”. “Os serviços prestados no Centro de Saúde da Calheta nestas áreas foram cessados, por via da reconstrução do centro de saúde e ainda não foram retomados”, referiu Élvio Jesus, aclarando que a recomendação “visa também alargar as respostas em termos de cuidados continuados integrados, particularmente nas unidades de curta e médias duração”, de modo a “evitar a degradação funcional e promover a recuperação dos utentes”.

Élvio Jesus, presidente da 5.ª Comissão (áudio)
Copyright © 2018-2021 ALRAM