Roteiro “+ Madeira”: um convite para descobrir o arquipélago madeirense

Share Image

Amanhã, sexta-feira, a Assembleia Legislativa da Madeira (ALRAM) e o Diário de Notícias do Funchal lançam o roteiro “+Madeira” que é um convite à descoberta do arquipélago madeirense. A história, a cultura, a natureza, os percursos a pé, a gastronomia, as festas, e os desportos que podem ser...

XII Legislatura, II Sessão Legislativa PresidentePresidente
Roteiro “+ Madeira”: um convite para descobrir o arquipélago madeirense
  • Capa notícia.jpg

Amanhã, sexta-feira, a Assembleia Legislativa da Madeira (ALRAM) e o Diário de Notícias do Funchal lançam o roteiro “+Madeira” que é um convite à descoberta do arquipélago madeirense. A história, a cultura, a natureza, os percursos a pé, a gastronomia, as festas, e os desportos que podem ser praticados em todos os concelhos da região fazem parte deste retrato de locais nem sempre conhecidos da maioria dos madeirenses e de todos os demais residentes, ou dos turistas que visitam a Madeira e o Porto Santo.

Ilustrado com informação e fotografias da Secretaria de Turismo e Cultura e dos fotógrafos Pedro Vasconcelos e Gregório Cunha, a publicação, de 64 páginas, em formato A5, tem propósito de ser um guia para os turistas nacionais e um instrumento de promoção, de forma indireta, da economia local muito fragilizada pela pandemia.

São 8 mil exemplares que chegam aos leitores juntamente com a edição de sexta-feira, 25 de junho, do Diário de Notícias do Funchal.

Na mensagem introdutória, o Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira refere que “somos produto de uma geografia, de um povoamento continental europeu, de um passado de confluências de conhecimentos e de um porto de abrigo de chegadas e partidas que forjaram a nossa identidade, moldaram a paisagem e formaram as gentes da Madeira e do Porto Santo”. José Manuel Rodrigues salienta que “o reforço dos elementos que dão corpo à nossa identidade, enquanto povo, e os aspetos que nos distinguem de outras comunidades deve ser um objetivo a prosseguir sempre pelas instituições e pelos poderes públicos. Essa Identidade Madeirense é um dos fundamentos da nossa Autonomia”, vincando que o roteiro “+Madeira” procura, de forma breve e sucinta, recordar a História dos concelhos, destacar os seus atrativos, registar o seu património, promover a sua cultura, divulgar a suas singularidades e mostrar novos lugares, numa permanente redescoberta do melhor e mais surpreendente das nossas ilhas”.

O roteiro termina com algumas informações sobre o funcionamento da Assembleia Legislativa da Madeira, e que pretendem explicar aos cidadãos a forma como podem participar mais na construção de uma cidadania que se quer ativa e participativa, em prol da construção do Bem Comum.

Destaque ainda para os prémios criados pelo parlamento madeirense, “Prémio Emanuel Rodrigues” e “Prémio +Valor Madeira”, que pretendem distinguir, anualmente, os cidadãos que desenvolvam trabalhos com interesse e aplicabilidade na Região Autónoma da Madeira, que valorizem a Autonomia e a Identidade Regional.

Copyright © 2018-2021 ALRAM