Jornadas Parlamentares Atlânticas condicionadas pela pandemia

Share Image

As X Jornadas Parlamentares Atlânticas deste ano, organizadas por Cabo Verde, vão acontecer à distância, com troca de documentos de trabalho por via eletrónica, culminando com uma videoconferência agendada paras as 14 horas, da próxima terça-feira, dia 16 de março de 2021. Este encontro que junta a...

XII Legislatura, II Sessão Legislativa Conferência dos Representantes dos PartidosConferência dos Representantes dos Partidos
Jornadas Parlamentares Atlânticas condicionadas pela pandemia
  • Reuniao Representantes Partidos4.jpg
  • Jose Manuel Rodrigues1.jpg
  • Reuniao Representantes Partidos7.jpg

As X Jornadas Parlamentares Atlânticas deste ano, organizadas por Cabo Verde, vão acontecer à distância, com troca de documentos de trabalho por via eletrónica, culminando com uma videoconferência agendada paras as 14 horas, da próxima terça-feira, dia 16 de março de 2021. Este encontro que junta a Madeira, os Açores, as Canárias e Cabo Verde foi hoje analisado e preparado na Conferência dos Representantes dos Partidos, confirmou o Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, no final da reunião de líderes desta manhã.

A Madeira participará nestas jornadas com uma delegação de 10 deputados (04 do PSD, 01 do CDS-PP, 03 do PS, 01 do JPP e 01 do PCP). “À Região Autónoma da Madeira caberá também a presidência do grupo que abordará a ‘Sustentabilidade Ambiental e a Biodiversidade’ na Macaronésia. Terá também um relator no grupo que analisará ‘A Cultura e a Educação: Desenvolvimento e Cooperação’”, explicou José Manuel Rodrigues.

As Jornadas Parlamentares Atlânticas deste ano são constituídas por quatro grupos de trabalho. O Grupo I vai trabalhar o tema ‘Jornadas Parlamentares Atlânticas: um modelo de cooperação para o desenvolvimento e os desafios do futuro’; o Grupo II está encarregue de analisar a ‘Sustentabilidade Económica e Social’, no espaço destas regiões insulares; enquanto os Grupos III e IV vão debruçar-se sobre os temas ‘Sustentabilidade Ambiental e Biodiversidade’ e ‘A Cultura e a Educação: Desenvolvimento e Cooperação’, no espaço macaronésio.

Os líderes parlamentares madeirenses confirmaram a realização de dois plenários na próxima semana, agendados para dos dias 16 e 17 de março.

 

Dia da Mulher assinalado pelos líderes parlamentares com Voto de Saudação

A Conferência dos Representantes dos Partidos aprovou também um voto de saudação ao Dia da Mulher, “tendo em consideração o papel essencial que desempenha a Mulher na nossa sociedade, apesar de ainda estarmos longe da igualdade desejada”, afirmou o Presidente do parlamento madeirense.

José Manuel Rodrigues lembra ainda que “as mulheres foram as pessoas mais prejudicadas com esta pandemia que estamos a atravessar. Foram aquelas que perderam mais emprego e mais rendimento, e são aquelas que eventualmente têm mais trabalho”, referiu.

Ainda assim, o Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira realça que nos últimos anos foram dados “passos significativos”, do ponto de vista legal e legislativo, que permitiram a afirmação das mulheres, na liderança de vários sectores, “esperando que possa vir a existir mais mulheres a participar na vida política regional”, concluiu.

José Manuel Rodrigues, Presidente ALRAM, 08.03.2021 (áudio)
Copyright © 2018-2021 ALRAM