Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira agradece trabalho da Cáritas e pede mais apoio à instituição

Share Image

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira expressou, hoje, uma “enorme gratidão”, pelo trabalho que tem sido desenvolvido pela Cáritas, “que tem apoiado, desde 1983, muitas famílias vulneráveis e muitas pessoas com grandes carências sociais”, na Madeira. José Manuel Rodrigues participou, ao...

XII Legislatura, II Sessão Legislativa PresidentePresidente
Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira agradece trabalho da Cáritas e pede mais apoio à instituição
  • 3.jpg
  • 6.jpg
  • 5.jpg
  • 4.jpg
  • 2.jpg
  • 7.jpg
  • 8.jpg
  • 9.jpg
  • 10.jpg

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira expressou, hoje, uma “enorme gratidão”, pelo trabalho que tem sido desenvolvido pela Cáritas, “que tem apoiado, desde 1983, muitas famílias vulneráveis e muitas pessoas com grandes carências sociais”, na Madeira.

José Manuel Rodrigues participou, ao início da tarde, na igreja do Colégio, na eucaristia que assinalou o Dia Nacional da Cáritas. “Era bom que não fosse necessária a existência da Cáritas, mas é verdade que ela é cada vez mais necessária”, reforçou. O Presidente do parlamento madeirense refere que se antes da pandemia a instituição diocesana “já tinha um papel muito importante no apoio a muita gente, a verdade é que hoje as necessidades são maiores.” Salienta que “as consequências económicas e sociais desta pandemia, que devastaram a economia, estão a provocar mais desemprego, salários em atraso, fecho de empresas, com consequências sociais gravíssimas”. Reafirma por isso que a “Cáritas tem um papel importante no apoio a essas pessoas, quer como instituição da igreja, quer como instituição que integra o Fundo de Emergência Social da Região”.

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira vinca, a gravidade da situação, com o facto de “haver pessoas que já apoiaram a Cáritas ao longo da sua vida e que agora estão a precisar da ajuda”, desta mesma instituição. Por isso o apelo, em nome do parlamento madeirense, “a todos aqueles que puderem ajudar, que contribuam para que a Cáritas possa desempenhar ainda melhor a ação decisiva e importante que tem vindo a efetuar ao serviço da comunidade da Madeira e do Porto Santo”.

Hoje assinala-se o Dia Nacional da Cáritas. A instituição de solidariedade social celebra 65 anos de atividade no continente e está há 38 anos na Madeira.

A data foi marcada com uma eucaristia na igreja do Colégio, presidida pelo Bispo do Funchal. D, Nuno Brás agradeceu a todas as pessoas que colaboram e colaboraram com a Cáritas. Nesta cerimónia foram homenageados a voluntária mais antiga da instituição, Maria José Castro, de 91 anos, e o Bispo Emérito do Funchal, D. Teodoro de Faria, que há 38 anos fundou a Cáritas Diocesana do Funchal.

José Manuel Rodrigues 07.03.2021 (áudio)
Copyright © 2018-2021 ALRAM