O Bispo do Funchal, D. Nuno Brás, celebra pela primeira vez na Capela de Santo António da Mouraria, da Assembleia Legislativa da Madeira. Vai presidir à Missa do Parto, uma iniciativa promovida pela Presidência, pelos funcionários e pelos deputados do Parlamento madeirense, que é aberta ao público. Para acolher as pessoas que queiram participar, e garantir o distanciamento social, serão montados equipamentos de som e uma cobertura junto ao templo.
A Capela de Santo António da Mouraria foi concluída em 1715 e no seu interior destaca-se o altar em talha barroca de estilo nacional, em madeira estofada datada ainda de finais do século XVII. Na parede norte é visível um conjunto de pinturas sobre tela representando os Apóstolos, de uma oficina lisboeta de finais do século XVIII. Encontra-se dotada de alfaias várias, assim como imagens e pinturas alusivas à memória de Santo António.
No ano passado, devido à pandemia, a Missa do Parto da Assembleia Legislativa da Madeira, foi celebrada na Sé do Funchal. Depois de um ano de interregno regressa à capela do Parlamento madeirense, um edifício histórico muito apreciado por turistas, que assume também a uma função de culto.
As Missas do Parto consistem em nove missas celebradas na novena que antecede o dia de Natal, entre 16 e 24 de dezembro, e são uma tradição natalícia que acontece em todas as paróquias madeirenses.