Orçamento Regional de 2022 tem um forte pendor social, garante Secretário Regional das Finanças

Share Image

O Secretário Regional das Finanças, Rogério Gouveia, garantiu, hoje, aos deputados da Comissão Especializada de Economia, Finanças e Turismo que o Orçamento Regional (OR) do próximo ano tem “um forte pendor social”. As áreas da Saúde e da Educação absorvem 744 Milhões de euros do OR que tem um valo...

XII Legislatura, III Sessão Legislativa Comissão EspecializadaComissão Especializada
Orçamento Regional de 2022 tem um forte pendor social, garante Secretário Regional das Finanças
  • 1.jpg
  • 2.jpg
  • 3.jpg

O Secretário Regional das Finanças, Rogério Gouveia, garantiu, hoje, aos deputados da Comissão Especializada de Economia, Finanças e Turismo que o Orçamento Regional (OR) do próximo ano tem “um forte pendor social”. As áreas da Saúde e da Educação absorvem 744 Milhões de euros do OR que tem um valo global de 2,1 mil milhões de euros.

Estão também reservados 96 milhões de euros para o apoio às empresas.

Na audição sobre as propostas de Orçamento e Plano e Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Madeira (PIDDAR), Rogério Gouveia explicou ainda que o OR foi pensado para dar prioridade aos projetos financiados por fundos comunitários.

Ao nível do PIDDAR, que tem um valo um valor de 764 milhões de euros, há um “acréscimo nos custos de funcionamento do Governo Regional que advém da valorização das carreiras da Administração Pública”. O Secretário das Finanças aclarou que para a valorização das carreiras dos professores estão reservados mais 5 milhões de euros, e para a valorização das carreiras dos profissionais da saúde há um acréscimo de despesa superior a 6 milhões de euros.

Os deputados da Comissão Especializada de Economia, Finanças e Turismo ouviram também o Secretário-Geral da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira. Ricardo Rodrigues explicou que a proposta de orçamento do parlamento madeirense, de 13,8 milhões de euros, segue a linha dos orçamentos anteriores e está compatibilizada com o Orçamento da Região.

Audição Secretário Regional das Finanças (áudio)
Copyright © 2018-2022 ALRAM