Teve hoje lugar a Assembleia Plenária da Conferência das Assembleias Legislativas Regionais da Europa (CALRE), tendo a representação portuguesa ficado a cargo da Vice-Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Rubina Leal.
Num encontro que decorreu no Parlamento das Canárias, com sede na ilha de Tenerife, Rubina Leal sensibilizou o novo Presidente da CALRE, o Presidente do Parlamento da Wallonia Jean-Claude Marcourt, para a importância de alargar os prazos de execução dos fundos europeus desencadeados com a Pandemia, em concreto o Next Generation EU. Salientou ainda a importância de as regiões serem devidamente auscultadas na elaboração e execução dos planos nacionais e regionais de aplicação destes fundos.
O Presidente cessante da CALRE, o Presidente do Parlamento das Canárias Gustavo Matos, apelou à união das Regiões, devido ao seu papel fundamental na recuperação da pandemia e na salvaguarda da saúde das populações. E reforçou que, para o cumprimento deste objetivo, é primordial recolocar a cidadania e os valores europeus no centro das políticas comunitárias.