Madeira e Cazaquistão mais perto

Share Image

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira recebeu, esta segunda-feira, em audiência, o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República do Cazaquistão em Portugal, Daulet Batrashev, que assumiu funções em setembro de 2019, deslocando-se pela primeira vez à Região, com o objetivo de...

XII Legislatura, III Sessão Legislativa AudiênciasAudiênciasPresidente
Madeira e Cazaquistão mais perto
Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira recebeu o Embaixador do Cazaquistão em Portugal
  • Audiência embaixador Cazaquistão 4.jpg
  • Audiência embaixador Cazaquistão 5.jpg
  • Audiência embaixador Cazaquistão 3.jpg
  • Audiência embaixador Cazaquistão 2.jpg
  • Audiência embaixador Cazaquistão 1.jpg

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira recebeu, esta segunda-feira, em audiência, o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República do Cazaquistão em Portugal, Daulet Batrashev, que assumiu funções em setembro de 2019, deslocando-se pela primeira vez à Região, com o objetivo de se inteirar da realidade e potencialidades do arquipélago e estreitar laços entre o seu país e a Madeira. Nesse sentido, o diplomata manifestou o desejo de criar, na capital madeirense, um consulado do Cazaquistão, pois crê que existem todas as condições para estabelecer uma relação de colaboração entre Cazaques e madeirenses, quer a nível económico quer a nível cultural. Antes do encontro com o Presidente do parlamento, o Embaixador encontrou-se com o Presidente da ACIF, uma reunião que teve, precisamente, o propósito de explanar as possibilidades de negócio entre a Madeira e o Cazaquistão. Daulet Batrashev falou, inclusive, das semelhanças históricas, e até culturais, entre Portugal e o Cazaquistão, notando que portugueses e cazaques são ambos povos nómadas; os primeiros de mar e os segundos de terra, e que uns e outros veem na instituição família um dos seus valores basilares.

A Madeira era um destino que, há muito, o diplomata queria visitar e, não fosse a pandemia COVID-19, já o teria feito muito antes, como fez questão de frisar, deixando claro que a distância geográfica entre Portugal e o Cazaquistão não constitui qualquer impedimento ao estreitamento de laços entre as duas nações.

No próximo ano, assinalam-se 30 anos de colaboração entre Portugal e o Cazaquistão, efeméride que a Embaixada pretende comemorar com vários eventos, sendo que dois destes poderão realizar-se no Funchal. O Cazaquistão ocupa o nono lugar no ranking dos maiores países do mundo, com cerca de 19 milhões de habitantes e 128 nacionalidades.

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira mostrou-se inteiramente disponível para reforçar as ligações com aquele território e aproveitou a ocasião para traçar o perfil histórico-cultural e político-constitucional da Região Autónoma da Madeira, agradecendo a visita de cortesia do Embaixador.

Daulet Batrashev, Embaixador Cazaquistão em Portugal (áudio)
Copyright © 2018-2024 ALRAM