A Assembleia Legislativa da Madeira e a ALPMJ – Associação Literacia para os Media e Jornalismo vão realizar nove (9) conferências sobre literacia mediática. Tratam-se de ações de sensibilização sobre “Verdades e Mentiras na Rede”, que nesta primeira fase são dirigidas às Universidades Seniores da Região, promovidas com o objetivo de “formar pessoas na área da literacia, tendo ainda a finalidade cultural, social e educativa de dotar os cidadãos dos conhecimentos e das ferramentas para uma análise crítica da informação”, explicou o Presidente do Parlamento madeirense, esta manhã, em conferência de imprensa.
A inscrição é gratuita, sendo que a primeira conferência realizar-se-á já na próxima segunda-feira, às 14h30, junto da Universidade Sénior do concelho de Machico. “Os objetivos desta iniciativa inserem-se no âmbito do projeto da Assembleia Legislativa do ‘Parlamento Mais Perto’, e o apoio que concedemos permitirá que o Parlamento regional também contribua para o combate à desinformação e às chamadas ‘fake news’, explanou José Manuel Rodrigues. “A desinformação e as notícias falsas constituem hoje, nas nossas sociedades, uma ameaça e mesmo um perigo para as democracias e para os nossos Estados de Direito, e são o fermento, muitas vezes, para o crescimento dos populismos, dos extremismos e dos radicalismos”, alertou.
O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira entende que “é dever das instituições democráticas, não só apoiar o jornalismo de referência, como também, contribuir para que os cidadãos possam dispor das ferramentas necessárias para fazer uma avaliação crítica da informação que recebem, sobretudo daquela que é produzida através da internet e das redes sociais”.
“A atual realidade da comunicação instantânea coloca novos desafios aos cidadãos, enquanto consumidores de informação ligados às redes sociais tornando imperioso e urgente promover a formação dessas mesmas pessoas para uma avaliação crítica daquilo que consomem”, aclarou José Manuel Rodrigues.
O projeto pretende ainda “combater o alheamento dos cidadãos em relação à política, aproximando a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira (ALRAM) dos eleitores e levando, de forma indireta, a que o cidadão se identifique cada vez mais com a missão parlamentar, contribuindo com ideias e propostas que possam melhorar a vida em sociedade”.
As ‘fake news’ ou notícias falsas foram o tema central das edições deste ano do Parlamento Jovem Regional, da ALRAM, e do Parlamento dos Jovens, da Assembleia da República, pelo que faz sentido que a formação se estenda também à população mais velha, a que, por vezes, menos domina as novas tecnologias.
As conferências acontecem nos meses de maio e junho. Encerram com uma sessão de esclarecimento alargada e gratuita, no Salão Nobre do Parlamento madeirense.
José Manuel Rodrigues, Presidente ALRAM 29ABR2022 (áudio)