O Embaixador da República Checa foi esta manhã recebido pelo Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, em audiência de apresentação de cumprimentos de despedida.
Petr Selepa está a terminar o mandato como diplomada em Portugal e aproveitou o momento para agradecer a colaboração do Parlamento madeirense nas relações mantidas com o Consulado Honorário da República Checa, criado em 2020, prometendo regressar à Madeira como turista.
Com a pandemia tem aumentado o número de checos que visitam a Região. “Entre 2020 e 2021, a Madeira foi um dos destinos abertos mesmo em pleno confinamento”, explicou Petr Selepa. “Realizaram-se dois voos semanais de Praga para o Funchal, hoje temos três voos. Todas as semanas temos cerca de 450 pessoas a chegar de Praga”, a que acrescem as que viajam a partir dos aeroportos da Polónia, da Alemanha e de Lisboa. “Podemos contar com cerca de 600 checos que cada semana vêm para a Madeira”, adiantou.
A República Checa é também um destino turístico para os madeirenses, que podem visitar “além da capital, Praga, monumentos históricos, apreciar a cultura, a música e uma gastronomia de alta qualidade”, vincou o Embaixador.
Embaixador da República Checa, Petr Selepa (áudio)