Madeira Vista do Céu retrata todas as ilhas do arquipélago e a identidade de um povo

Share Image

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira considera que além do registo fotográfico a obra retrata a “história e a identidade” de um povo. “Por estas paisagens deslumbrantes podemos visualizar memórias desde a descoberta da Madeira, o povoamento, a ocupação do próprio território e o uso que...

XII Legislatura, III Sessão Legislativa PresidenteParlamento Mais PertoPresidente
Madeira Vista do Céu retrata todas as ilhas do arquipélago e a identidade de um povo
Foi esta segunda-feira lançada a segunda edição do livro “Madeira Vista do Céu – From the Sky” do fotojornalista Gregório Cunha. A obra, revista e aumentada, inclui dois capítulos dedicados às ilhas Desertas e às ilhas Selvagens, com fotografias áreas, captadas através de drone.
  • AHF12364.JPG
  • AHF12277.JPG
  • AHF12221.JPG
  • AHF12327.JPG
  • AHF12453.JPG
  • AHF12525.JPG

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira considera que além do registo fotográfico a obra retrata a “história e a identidade” de um povo. “Por estas paisagens deslumbrantes podemos visualizar memórias desde a descoberta da Madeira, o povoamento, a ocupação do próprio território e o uso que foi dado aos solos ao longo de muito anos”, apontou José Manuel Rodrigues. “Este livro vem acrescentar mais uma peça na divulgação da nossa identidade cultural”, vincou, reforçando que quanto maior for a promoção maior será a razão da existência da “nossa Autonomia”.

As ilhas Selvagens “ganham uma maior importância neste livro, uma vez que, muito em breve, serão a maior área marinha protegida total da Europa, com a aprovação de um Decreto Legislativo no Parlamento Regional” e do novo regime jurídico da Reserva Natural das Ilhas Selvagens, aproveitou para informar o Presidente do Parlamento madeirense.

Já o Secretário Regional de Turismo e Cultura considera que o livro que “faz a diferença e inaugura uma nova forma de vermos as coisas, numa visão de cima para baixo”.  “A obra desperta interesse não só para quem nos visita, mas acima de tudo para os residentes”, constituindo assim uma “verdadeira homenagem à Região Autónoma da Madeira”, afirmou Eduardo Jesus.

O livro tem o prefácio de Vicente Jorge Silva, “que era para ter saído na primeira edição”, revelou o autor. “É a concretização de um sonho com cerca de 20 anos que surgiu na primeira vez em que andei de helicóptero, numa viagem do Porto Santo para a Madeira”, confidenciou Gregório Cunha, perante a plateia. “O drone foi a ferramenta que trouxe essa possibilidade de realizar as fotografias que sonhara”, concluiu.

“Madeira Vista do Céu – From the Sky” é um livro de fotografia que pretende ser “objeto de fruição estética e de prazer visual” e uma obra para quem visita o arquipélago madeirense.

A apresentação aconteceu no auditório da Reitoria da Universidade da Madeira, no Colégio dos Jesuítas.

Apresentação Livro Gregório Cunha.mp3
Copyright © 2018-2022 ALRAM