A exposição “Da Raiz ao Núcleo” de Teresa Gonçalves Lobo já foi vista por mais de duas mil pessoas. A maioria aconteceu por iniciativa própria e por cidadãos estrangeiros, alertados pelos dois cartazes que se encontram no exterior do edifício sede da Assembleia Legislativa da Madeira. “Foram muitas as pessoas, que visitaram a exposição, públicos diferentes, e isso é muito gratificante”, explicou a artista, em tom de balanço.
“Pensando, por exemplo, nos estrangeiros, é muito bom ver que estes desenhos, estas linhas, estes traços, dialogam com culturas diferentes da nossa”, salientou.
Entre março e agosto deste ano foram realizados 16 agendamentos por grupos, grande parte de escolas da Região e do Continente, que representam mais de meio milhar de visitantes, que foram acompanhados pela própria artista. Teresa Gonçalves Lobo explicou a conceção da exposição e as técnicas utilizadas, permitindo, ainda, uma interação com a arte de forma próxima e intimista. “Muitos dos jovens nunca tinham visto uma exposição, por isso é muito bom que tivessem vindo à Assembleia. Senti que houve ali um clique, porque no final saíram encantados e com vontade de ver mais exposições, e isso é fantástico”, afirma a pintora.
As obras de arte vão continuar expostas no Parlamento madeirense até 20 de setembro.
Composta por cerca de duas dezenas de pinturas, a mostra, dissemina-se por vários espaços da Assembleia Legislativa da Madeira e declina-se numa intensa narrativa conceptual de linhas e manchas que dialogam entre si, fruto de um exercício corpóreo e espiritual, despojado de qualquer intenção, mas cujo clamor nos convoca para uma experiência de interioridade, profundamente apurada pelo espaço físico e emocional que as acolhe, não fosse este um projeto artístico concebido especialmente para a ‘casa da Democracia’.
Esta mostra de arte foi procurada por colecionadores e “graças a esta exposição tive a sorte de entrar em coleções privadas no estrangeiro”, confidenciou a artista.
A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 18h00.
Teresa Gonçalves Lobo nasceu em 1968 no Funchal. Vive e trabalha em Lisboa e no Funchal, cidades onde têm os seus ateliers. Estudou desenho, pintura, gravura e fotografia no Ar.Co Centro de Comunicação Visual e no Cenjor, respetivamente.
Teresa Gonçalves Lobos 26AGO2022 (áudio)
A artista está representada em diversas Coleções, privadas e institucionais, em Portugal e no estrangeiro. É hoje representada em Inglaterra pela prestigiada galeria londrina WATERHOUSE & DODD, onde expôs quer individual quer coletivamente. O seu trabalho tem merecido uma grande atenção crítica, tendo sido objeto de ensaios monográficos da autoria de vários críticos e curadores portugueses como Nuno Faria, João Pinharanda ou Bernardo Pinto de Almeida.
“Os desenhos depois de expostos num sítio digno como este (Assembleia Legislativa da Madeira) passam a ter mais vida e são mais ricos depois de saírem daqui, porque foram vistos por muita gente. Aqui está uma pequeníssima parte do meu desenho; tenho muitos outros registos, não só de desenho, mas de pintura de gravura, de escultura, de fotografia”, concluiu Teresa Gonçalves Lobo.
A realização desta exposição integrou-se no objetivo de aproximar os cidadãos à cultura e ao Parlamento madeirense. No último ano passaram pelas diferentes atividades da Assembleia Legislativa da Madeira mais de 13 mil pessoas.