O presidente do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza revelou hoje no Parlamento madeirense que o “anteprojeto e o estudo de impacto ambiental” para a construção do teleférico do Curral das Freiras ficam disponíveis para consulta pública na próxima semana, “para que as pessoas possam contribuir com a sua opinião”. As declarações de Manuel Filipe foram proferidas na Comissão Especializada de Recursos Naturais e Ambiente, durante a audição que teve por objetivo esclarecer questões “sobre a implementação no Curral das Freiras de um parque de aventuras radicais”.
O anteprojeto de construção do teleférico no Curral das Freiras surgiu “dos anseios do Governo Regional” e pretende “ajudar a promoção do turismo” na localidade.
“Vai ter três estações: no Curral das Freiras, no Jardim da Serra, e no Paredão”, onde “apenas uma pequena infraestrutura coincide com a área protegida”, referiu o presidente do Instituto. Inclui parques de aventura que permitirão aos visitantes “conhecer o património natural” da freguesia do Curral das Freiras.
Com cerca de 3km será o segundo teleférico mais longo da Europa, e pode gerar entre 35 a 40 postos de trabalho.
Se o anteprojeto avançar a “conceção do projeto, a construção e a exploração” serão entregues aos privados.
A audição na íntegra está no som que disponibilizamos abaixo, nesta página.
3ª CE- Audição Presidente IFCN de 24.02.2022 (áudio)