Bispo de Mananjary procura apoios para ajudar na reconstrução de Madagáscar

Share Image

O Bispo de Mananjary, D. Alfredo Caires, aproveitou a estada na Madeira para pedir ajuda para Madagáscar, o país que no passado fim-de-semana foi assolado pelo ciclone “Batsirai”, deixando a economia da ilha ainda mais fragilizada. Com um sistema de transportes, marítimo e aéreo, muito reduzido, o...

XII Legislatura, III Sessão Legislativa AudiênciasAudiênciasPresidente
Bispo de Mananjary procura apoios para ajudar na reconstrução de Madagáscar
  • Audiência D Alfredo Caires 1.jpg
  • Audiência D Alfredo Caires 2.jpg
  • Audiência D Alfredo Caires 3.jpg

O Bispo de Mananjary, D. Alfredo Caires, aproveitou a estada na Madeira para pedir ajuda para Madagáscar, o país que no passado fim-de-semana foi assolado pelo ciclone “Batsirai”, deixando a economia da ilha ainda mais fragilizada. Com um sistema de transportes, marítimo e aéreo, muito reduzido, o Bispo de Mananjary pede apoios financeiros, como forma de “comprar o produto local, como o arroz” e de dinamizar a economia, contribuindo assim para o desenvolvimento “dos agricultores e dos produtos em Madagáscar”.

O Bispo Dehoniano, madeirense, foi esta manhã recebido pelo Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira. José Manuel Rodrigues manifestou toda a disponibilidade para ajudar e encetar contactos, através da magistratura de influência, de modo a desenvolver uma campanha de recolha de donativos, que será entregue à Diocese de Mananjary, que tem 1,5 milhões de habitantes.

O ciclone “Batsirai” fez cerca de uma centena de mortes e muitos desaparecidos. Calcula-se que perto de 50 mil pessoas estejam deslocadas na ilha de Madagáscar, depois da passagem da tempestade. As autoridades temem que o número de vítimas possa aumentar, uma vez que muitas aldeias continuam isoladas.

Chuvas fortes e ventos, que atingiram os 235 km/hora, fustigaram, entre sábado e domingo, a ilha que tem mais de 27 milhões de habitantes.

Alfredo Caires vai encontrar-se com várias entidades, entre elas o Bispo do Funchal, para apelar à solidariedade, apesar de reconhecer que “esta é uma comunidade que não está habituada a pedinchar”.

O Bispo regressa a Madagáscar a meados de março.

Alfredo Caires, Bispo de Mananjary (áudio)
Copyright © 2018-2022 ALRAM