O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira presidiu, esta quarta-feira, à sessão de apresentação pública do livro “A Arte Automóvel de Ricardo Veloza”, que teve lugar na sala de conferências do centro de Congressos do Casino da Madeira. "As minhas primeiras palavras são para ti, Ricardo: obrigado pela carreira, obrigado pelo que fizeste pela cultura da Região", afirmou José Manuel Rodrigues, enaltecendo o percurso do artista, que foi também Diretor Regional da Cultura, mas que prefere ser conhecido pelo seu contributo como professor. Conhecedor e admirador da obra de Ricardo Veloza, o Presidente do Parlamento regional sublinhou o facto de ter desafiado o artista a desenhar o logótipo do Centro de Estudos da Autonomia, designado por IDEIA - Investigação e Divulgação de Estudos e Informação sobre a Autonomia, projeto criado na atual legislatura, congratulando-se com o valor simbólico deste marco para a história do Parlamento e para a consolidação da Autonomia e da identidade madeirense através da emancipação cultural. "Aquilo que nos distingue, o que fundamenta o ser madeirense é esta identidade", frisou.
José Manuel Rodrigues fez questão de felicitar o Secretário Regional de Cultura e Turismo, Eduardo Jesus, pela autoria dos textos do livro, manifestando a sua gratidão por esta homenagem, prestada a um artista madeirense que muito engrandece o património artístico-cultural do arquipélago. "Resta-me desejar que a Secretaria Regional de Turismo e Cultura continue a reconhecer os artistas madeirenses.", concluiu.
"A Arte Automóvel de Ricardo Veloza" é uma história de vida e obra narrada por palavras de Eduardo Jesus, com fotografias de Marco Gonçalves, quadro do Museu de Fotografia da Madeira, e design de Márcio Ribeiro, da Direção Regional de Cultura. O volume é constituído por 363 páginas de "homenagem a um professor", notou Eduardo Jesus, lembrando que o ensino foi, desde cedo, a principal paixão de Veloza. Sobre o livro, o governante vincou "a singularidade" do conjunto ali apresentado, afirmando que "não há obra sob o chapéu da arte automóvel semelhante a esta". Contas feitas, são 10 medalhas das mais de 70 que Ricardo Veloza criou, 23 troféus, 115 desenhos, 133 desenhos gráficos e 65 cartazes de provas desportivas, entre outras criações que dão corpo a um legado ímpar. O Secretário agradeceu o empenhamento de todos os elementos do seu Gabinete e da equipa da Direção Regional de Cultura, responsáveis pela coordenação da publicação.
O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, também não poupou elogios ao homenageado, falando de um homem multifacetado nas suas paixões e linguagens artísticas, cujo legado escultórico assume uma enorme importância no património da Região Autónoma da Madeira.
José Manuel Rodrigues, Presidente ALRAM 16FEV2022.mp3