Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores de visita oficial à Madeira a partir de quarta-feira

Share Image

A visita do Presidente do Parlamento açoriano tem por objetivo fortalecer a cooperação entre as Regiões Autónomas e entre os dois parlamentos, e surge na sequência da deslocação oficial já efetuada pelo Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, em setembro do ano passado. Luís Garcia chega à...

XII Legislatura, III Sessão Legislativa PresidentePresidente
Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores de visita oficial à Madeira a partir de quarta-feira
O Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores, Luís Garcia, inicia esta quarta-feira uma visita oficial à Madeira, a convite do homólogo madeirense, José Manuel Rodrigues.
  • Presidente ALRA.jpg

A visita do Presidente do Parlamento açoriano tem por objetivo fortalecer a cooperação entre as Regiões Autónomas e entre os dois parlamentos, e surge na sequência da deslocação oficial já efetuada pelo Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, em setembro do ano passado.

Luís Garcia chega à Madeira no final da tarde de quarta-feira, tendo nos dias seguintes várias reuniões de trabalho.

Na quinta-feira, de manhã, é recebido pelo Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, para logo após visitar as obras de construção do novo Hospital Central e Universitário da Madeira, a maior obra em curso no país, com um custo estimado de 340 milhões de euros. Esta unidade hospitalar vai ter 607 camas, sendo 79 reservadas aos cuidados intensivos, 25 para a área da saúde mental e 503 destinadas ao internamento geral, e 11 salas de cirurgia. Com uma área de implantação de 172 mil metros quadrados o projeto contempla um heliporto, apto para a realização de operações diurnas e noturnas com acesso privilegiado às Unidades de Cuidados Intensivos, Bloco Operatório e Urgência, e um parque de estacionamento com capacidade para 1.160 automóveis.

Na tarde de quinta-feira os Presidentes dos dois Parlamentos reúnem na Assembleia Legislativa com os Vice-Presidentes da Assembleia Legislativa da Madeira e com os líderes dos grupos parlamentares e o deputado único do PCP. Em cima da mesa vão estar os dossiers comuns às duas Regiões Autónomas, entre eles a revisão da Constituição no capítulo das Autonomias, a revisão da Lei das Finanças das Regiões Autónomas e a questão da continuidade territorial, onde as ilhas reclamam as mesmas condições de mobilidade que têm os portugueses do continente, pedindo por isso a solidariedade do Estado.

O dia termina com uma visita oficial do Presidente da Assembleia dos Açores ao Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s, “um dos dois únicos estúdios de fotografia oitocentistas existentes em Portugal. Adquirido originalmente em 1865 por Vicente Gomes da Silva (1827-1906), possui entre o seu acervo, cenários, máquinas fotográficas, mobiliário especializado, molduras com fotografias originais, livros sobre técnicas fotográficas e um valioso arquivo fotográfico, com cerca de milhão e meio de exemplares, que remontam até a década de cinquenta do século XIX, para além de ter um núcleo relativo ao cinema”.

Há ainda espaço para uma deslocação à Madeira Wine Company, uma das mais antigas empresas produtoras de vinho Madeira, com mais de 200 anos, que faz parte da história destes vinhos únicos no mundo. Foi fundada por John Blandy, em 1811. Luís Garcia e a comitiva açoriana vão poder visitar o antigo convento de São Francisco, mesmo no centro da cidade do Funchal, onde funcionam as adegas da empresa, até aos dias de hoje.

Na sexta-feira o Presidente do primeiro órgão de governo próprio dos Açores visita a Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação - ARDITI, que tem como objetivo, “o apoio a atividades de investigação e de desenvolvimento experimental, de promoção da difusão tecnológica, de formação e de informação científica e técnica, bem como a ações que contribuam para a modernização e desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira (RAM)”.

No final da manhã vai conhecer um dos parques eólicos da Empresa de Eletricidade da Madeira no Paul da Serra.

Depois do almoço, o programa oficial passa pelo Mudas – Museu de Arte Contemporânea da Madeira, onde as comitivas açoriana e madeirense vão ser guiadas pela Diretora Regional da Cultura, Teresa Brazão, e pela Diretora do Museu, Márcia Sousa.

A agenda reserva, também, espaço para uma visita à empresa GásLink, a fornecedora do gás natural que já contribui para 20% da produção elétrica na ilha da Madeira. A GásLink “assegura uma cadeia logística de gás natural liquefeito (GNL), entre Portugal Continental e a Região Autónoma da Madeira, englobando o transporte, a armazenagem e a regaseificação de GNL. Dispõe de uma frota própria de 55 contentores criogénicos para o transporte do gás natural liquefeito, assim como de uma Unidade Autónoma de Gás, com capacidade para 600m³ de armazenagem e regaseificação do GNL”.

O programa oficial encerra, pelas 21 horas, com um concerto, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira o inserido na 5.ª edição do “aCORDE! Na promoção dos cordofones tradicionais madeirenses”, onde vão atuar grupos de cordofones tradicionais madeirenses (Grupo Escolar, Grupo Folclórico de Santana, Si Que Brade, Grupo Folclórico da Camacha e Orquestra de Ponteado).

Nesta visita oficial à Madeira o Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores vem acompanhado da esposa, do Chefe de Gabinete e da Adjunta da Presidência. A comitiva parte no sábado à tarde para os Açores.

Copyright © 2018-2022 ALRAM