Comandante do RG3 apresentou cumprimentos ao Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira

Share Image

O Coronel de Infantaria António da Silva Cardoso, que tomou posse a 27 de dezembro de 2021, sucedendo no cargo o Coronel Pedro Brito Teixeira, afirmou que é sua intenção “dar continuidade ao excelente trabalho que tem sido feito por este Regimento, excelentemente comandado” pelos seus antecessores,...

XII Legislatura, II Sessão Legislativa AudiênciasAudiênciasPresidente
Comandante do RG3 apresentou cumprimentos ao Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira
O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, recebeu, hoje, em audiência para apresentação de cumprimentos, o novo Comandante do Regimento de Guarnição N.º 3 (RG3).
  • 1.jpg
  • 3.jpg
  • 2.jpg

O Coronel de Infantaria António da Silva Cardoso, que tomou posse a 27 de dezembro de 2021, sucedendo no cargo o Coronel Pedro Brito Teixeira, afirmou que é sua intenção “dar continuidade ao excelente trabalho que tem sido feito por este Regimento, excelentemente comandado” pelos seus antecessores, e fez questão de vincar que, na senda dessa missão, pretende consolidar o “estreitamento de laços” firmados entre o Exército e as autoridades locais, sempre “ao serviço de Portugal e do povo madeirense”.

António da Silva Cardoso nasceu em Lamego, em 1970. Ingressou na Academia Militar em 1988, tendo concluído em 1993 a licenciatura em Ciências Militares. Foi promovido ao atual posto em 23 de dezembro de 2020. Está habilitado com o curso de promoção a Capitão, o Curso de Promoção a Oficial Superior, o Curso de Estado-Maior/Exército e o Curso de Estado-Maior Conjunto. Possui ainda outros cursos, dos quais se relevam: Curso de Operações Especiais, Curso de Operações Irregulares, Curso de Paraquedismo, Curso de Observador Militar, Curso de Operações Humint. Frequentou, também, no Exército de Espanha, o Curso de Comando de Unidades de Operações Especiais e o Curso de Paraquedismo. Ao longo da sua carreira, prestou serviço nas seguintes Unidades:

Em 1993 foi colocado no Centro de Instrução de Operações Especiais onde desempenhou funções de Comandante de Pelotão, Comandante de Companhia e instrutor de diversos cursos.

Comandou o Destacamento de Operações Especiais, desde agosto de 2000 a fevereiro de 2001, integrado no 2ºBIPara, em missão na Força da Manutenção de Paz das Nações Unidas em Timor Leste.

Foi Oficial de Informações do Batalhão de Elementos de Operações Especiais.

Como Major, foi Oficial de Operações, da Força de Operações Especiais, onde participou em diversos Exercícios Nacionais e Internacionais, em contexto da NATO e União Europeia.

Em 2008, no Comando do Pessoal, desempenhou funções na Repartição de Planeamento Operações e Informações, do Estado-Maior do Comando do Pessoal. Nesse mesmo ano, na Academia Militar, exerceu funções de professor, no Gabinete de Tática de Infantaria e no Gabinete de Armamento, desempenhou funções na Secção de Estudos e Planeamento e como Tenente-Coronel, e foi Comandante do 3ºBatalhão de Alunos, entre 2010 e 2012.

De 2012 a 2014, na Direção de Administração de Recursos Humanos, foi Chefe da Secção de Gestão de Oficiais, da Repartição de Pessoal Militar. De 2014 a 2017 foi Comandante do 1º Batalhão de Infantaria Mecanizado de Rodas, no RI13, sendo que, entre outubro de 2016 a maio de 2017, comandou a Força Nacional Destacada integrada na Kosovo Force.

No período de setembro de 2017 a setembro de 2018, foi Oficial de Operações no Quartel-General da Brigada de Intervenção. Desde 2018 até 2021, exerceu o cargo de Chefe da Secção de Operations Assessment, na Divisão de Planos do Comando Terrestre da NATO, na Turquia.

Da sua folha de Serviços, constam 12 louvores (2 de Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, 7 de Oficial General e 3 de Comandante de Unidade). Possui as seguintes condecorações: duas Medalhas de Serviços Distintos, Grau Prata, sendo uma delas com Palma; Medalha de Mérito Militar, 2ª Classe; Medalha de Comportamento Exemplar, Gau Prata; Medalha Comemorativa das Comissões de Serviços Especiais das Forças Armadas; Medalha das Nações Unidas, Medalha da NATO/Balcãs, Medalhas do Exército de Itália e da Hungria. O Coronel Silva Cardoso, é casado e tem duas filhas.

Coronel de Infantaria António da Silva Cardoso, Comandante RG3 (áudio)

 

Copyright © 2018-2022 ALRAM