Eduardo Jesus mostra-se satisfeito com o processo dos radares no aeroporto da Madeira

Share Image

A Comissão Especializada Permanente de Economia, Finanças e Turismo reuniu esta tarde com o Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, a fim de esclarecer questões relacionadas sobre o “Financiamento das conclusões do Grupo de Trabalho para o estudo dos Problemas da Operação Aérea no...

XII Legislatura, III Sessão Legislativa Comissão Especializada
Eduardo Jesus mostra-se satisfeito com o processo dos radares no aeroporto da Madeira
  • AHF16178.JPG
  • AHF16164.JPG

A Comissão Especializada Permanente de Economia, Finanças e Turismo reuniu esta tarde com o Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, a fim de esclarecer questões relacionadas sobre o “Financiamento das conclusões do Grupo de Trabalho para o estudo dos Problemas da Operação Aérea no Arquipélago da Madeira”.

Eduardo Jesus salientou que há vários anos o Governo da Região tem chamado a atenção para a importância dos equipamentos em causa, como forma de garantir maior operacionalidade ao Aeroporto da Madeira.

Com este novo equipamento será possível recolher dados mais atualizados, completos e fiáveis do que a informação que hoje em dia o IPMA dispõe, e realizar uma medição mais precisa dos ventos, considera o Secretário Regional.

Eduardo Jesus relembrou que os voos cancelados ou os aviões que são obrigados a divergir por causa dos ventos, estão sujeitos aos limites impostos em 1964, o que gera incerteza às companhias, estes tipos de radares estão instalados em outros aeroportos do mundo e têm vindo a ajudar na otimização das operações.

O Secretário Regional do Turismo mostrou-se satisfeito com a NAV Portugal- Navegação Aérea de Portugal que já abriu concurso público para o fornecimento e instalação de um sistema para detenção e alerta de turbulência e wind shear no Aeroporto da Madeira. Aguarda pelo fim do concurso para a aquisição e instalação dos equipamentos, mas reforça que existe um atraso o que “nunca antes de julho de 2023, este processo poderá estar concluído”.

2ª Comissão - Audição Secretário Turismo 18-07-2022 (áudio)
Copyright © 2018-2022 ALRAM