Parlamento madeirense comemora 46 anos

Share Image

Este ano, o Dia da Assembleia Legislativa da Madeira é assinalado com um vasto programa, que começa de manhã e se prolonga pela noite da próxima terça-feira, 19 de julho. As cerimónias começam com uma Sessão Solene Comemorativa, pelas 10 horas, que junta em plenário todos os deputados madeirenses,...

XII Legislatura, III Sessão Legislativa Sessão SoleneSessão Solene
Parlamento madeirense comemora 46 anos
Sessão Solene, entrega do Prémio Emanuel Rodrigues, inauguração do centro de estudos da Autonomia IDEIA e concerto assinalam os 46 anos do Parlamento madeirense
  • Dia ALRAM corte.jpg

Este ano, o Dia da Assembleia Legislativa da Madeira é assinalado com um vasto programa, que começa de manhã e se prolonga pela noite da próxima terça-feira, 19 de julho.

As cerimónias começam com uma Sessão Solene Comemorativa, pelas 10 horas, que junta em plenário todos os deputados madeirenses, e onde os grupos parlamentares do PSD, do PS, do CDS-PP, do JPP, o deputado único do PCP, e o Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira usarão da palavra.

Depois da sua instituição, e pelo segundo ano consecutivo, o Parlamento madeirense atribui o Prémio Emanuel Rodrigues, criado para distinguir cidadãos ou conjuntos de cidadãos que, a título individual ou coletivo, tenham efetuado trabalhos no âmbito académico, literário, histórico, científico, artístico e jornalístico ou outros, que valorizem e relevem a importância da Autonomia e da identidade regional. No ano passado, a distinção foi atribuída a Alberto João Jardim “figura, absolutamente incontornável na história da Região Autónoma da Madeira, na construção da Autonomia e o seu respetivo reflexo na nossa identidade regional”, referiu, na altura, o júri. O antigo governante agradeceu a distinção e doou o Prémio de 5.000 euros ao grupo “Dançando com a Diferença”.

A cerimónia de atribuição do Prémio Emanuel Rodrigues, deste ano, está agendada para as 11 da manhã.

Uma hora mais tarde, pelas 12 horas, acontece a inauguração do centro de estudos IDEIA – Investigação e Divulgação de Estudos e Informação sobre a Autonomia. Trata-se de uma área funcional, da Presidência da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, dedicada ao aprofundamento e intercâmbio do conhecimento sobre Autonomia regional, que pretende contribuir para a acessibilidade e valorização da cultura autonómica. O IDEIA, sediado no edifício anexo à sede do Parlamento madeirense, é coordenado pelo historiador e investigador Marcelino de Castro, um madeirense que tem dedicado muito do seu tempo à historiografia regional e ao sentir e ser madeirense.

O dia que assinalada os 46 anos da Assembleia Legislativa da Madeira termina em festa e com um tributo aos “Grandes Músicos Madeirenses”. Trata-se de um concerto aberto ao público, produzido por Paulo Ferraz, e que acontece no largo da capela de Santo António da Mouraria, junto ao Parlamento madeirense.

O espetáculo, agendado para as 21h45, vai recordar o Conjunto Académico João Paulo, Sérgio Borges, Tony Amaral, Max, Luís Filipe Aguiar, Gabriel Cardoso, João Luís Mendonça e o Conjunto Zenith. É transmitido em direto, pela RTP Madeira, para que possa também ser apreciado por todos os madeirenses no conforto dos seus lares.

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira lembra que, para além da descontinuidade geográfica e da aspiração de mais desenvolvimento económico, a “cultura é, também, um dos fundamentos da Autonomia”. José Manuel Rodrigues vinca que a Madeira e o Porto Santo têm identidades culturais muito próprias, distintas do restante território continental e açoriano. “É dever do Parlamento contribuir para o reforço dessa identidade cultural, porque assim está a contribuir para o reforço da própria Autonomia”, disse.

“Será um momento para o Parlamento madeirense reconhecer os nossos melhores”, concluiu.

José Manuel Rodrigues, Presidente da ALRAM (áudio)

 

Copyright © 2018-2024 ALRAM