Alunos madeirenses unidos em defesa do património histórico e cultural

Share Image

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira pediu, hoje, aos jovens madeirenses empenho na defesa do património material e imaterial regional. José Manuel Rodrigues falava na sessão de abertura do projeto Parlamento Jovens Regional, que este ano teve como tema “A Recuperação do Património...

XII Legislatura, III Sessão Legislativa Parlamento Jovem RegionalParlamento Jovem Regional
Alunos madeirenses unidos em defesa do património histórico e cultural
Sessão plenária do Parlamento Jovem Regional reuniu cerca 70 alunos das escolas madeirenses para o debate em torno do património.
  • Parlamento Jovem Regional 3.jpg
  • Parlamento Jovem Regional 2.jpg
  • Parlamento Jovem Regional 1.jpg

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira pediu, hoje, aos jovens madeirenses empenho na defesa do património material e imaterial regional. José Manuel Rodrigues falava na sessão de abertura do projeto Parlamento Jovens Regional, que este ano teve como tema “A Recuperação do Património Histórico e Cultural da Madeira”.

“Há que cuidar da nossa cultura, do nosso património e da nossa identidade para que consigamos mais Autonomia”, começou por enquadrar o Presidente do primeiro órgão de governo próprio da região, lembrando que a conservação do património “constitui ainda uma mais-valia económica”. “As pessoas que nos vêm visitar querem vivenciar a nossa cultura e para isso temos de ter o património recuperado”, reforçou.

O Secretário Regional de Educação, Ciência e tecnologia, também destacou a importância da cultura, perante os alunos do 3.º ciclo do ensino básico. “É importante conhecer para poder valorizar e enquadrar”, disse Jorge Carvalho, acrescentando que “só percebendo o passado podemos compreender o presente e preparar o futuro”.

“É importante que este conhecimento (do passado) seja aprimorado e valorizado”, concluindo com um apelo ao contributo dos jovens na tarefa de valorização património.

O debate contou com as participações de jovens de 18 escolas da Madeira e dos deputados do JPP, Élvio Sousa, do PS, Pedro Calaça, do PSD, Bruno Melim, do CDS-PP, António Lopes da Fonseca, e do PCP, Ricardo Lume.

O Projeto Parlamento Jovem Regional é uma iniciativa da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, que pretende promover a educação para a cidadania, promover nos jovens o debate democrático e o respeito pela diversidade de opiniões, incentivar os jovens para uma participação cívica e política mais ativa, bem como sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.

Parlamento Jovem Regional 06Maio2022 (áudio)
Copyright © 2018-2022 ALRAM