É preciso envolver mais os jovens no projeto europeu e nas grandes decisões

Share Image

A Vice-Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Rubina Leal, a eurodeputada do PSD, Cláudia Monteiro de Aguiar, a deputada do PS na Assembleia Legislativa da Madeira, Sara Silva, defendem uma maior participação dos jovens nos projetos europeus e nas grandes decisões políticas. Cláudia...

XII Legislatura, II Sessão Legislativa ConferênciaConferênciaVice-Presidente
É preciso envolver mais os jovens no projeto europeu e nas grandes decisões
A conferência “Democracia Representatividade e o Futuro -A relação da juventude com as políticas e as Instituições Europeias”, realizada na tarde desta segunda-feira, juntou os oradores, Cláudia Monteiro de Aguiar (deputada no Parlamento Europeu EPP), Fernanda Cardoso (Diretora Regional dos Assuntos Europeus), Sara Silva (deputada na Assembleia Legislativa da Madeira (PS)), Marco Teles (Coordenador Europe Direct) e Alex Faria (Associação Académica da Universidade da Madeira).
  • 6.jpg
  • 2.jpg
  • 3.jpg
  • 5.jpg
  • 1.jpg
  • 8.jpg
  • 7.jpg

A Vice-Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Rubina Leal, a eurodeputada do PSD, Cláudia Monteiro de Aguiar, a deputada do PS na Assembleia Legislativa da Madeira, Sara Silva, defendem uma maior participação dos jovens nos projetos europeus e nas grandes decisões políticas.

Cláudia Monteiro de Aguiar admite que, do ponto de vista da representatividade, os deputados estão “de mãos atadas naquela que é a sua comunicação”, pois, afirma, que a falta de interesse dos jovens pelos assuntos europeus, passa pela “linguagem parlamentar e a dificuldade em passar a mensagem” daquilo que defendem no Parlamento Europeu. Adaptar e simplificar a mensagem, passaria como solução.

Sara Silva, deputada do Partido Socialista na Assembleia Legislativa da Madeira, afirmou ser importante envolver mais os jovens na participação do projeto europeu acreditando, que uma das soluções, passa pelo voto antecipado. Diz ainda, ser fundamental “termos mais jovens nos lugares de decisão, interlocutores com os quais os mais novos se identifiquem, pois dessa maneira encontrariam soluções mais atuais, o que chamaria a atenção e assim levar a uma maior integração dos mais jovens nos processos de decisão”.

A Vice-Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Rubina Leal, reforçou a ideia que a “coesão da União Europeia é um tema fundamental para os jovens darem continuidade a este projeto, visto que a Europa é de facto, um projeto inacabado”. Alertou para a importância dos “valores e da paz”, apelou a uma atitude diferente”, lembrando ainda que há povos que “não vivem a democracia nem a liberdade”, mostrando a sua solidariedade para com os mesmos.

Como trazer a juventude aos assuntos europeus, foi um dos temas mais abordados nesta conferência. A Diretora Regional dos Assuntos Europeus, Fernanda Cardoso, afirmou que a antecipação do voto para os 16 anos não constitui uma solução para aumentar a participação dos jovens nos atos eleitorais, pois, alguns mostram desinteresse pelo assunto. Pediu “mais iniciativas que promovam o interesse e a participação dos jovens nestes assuntos”.

O Presidente da Associação Académica da Universidade da Madeira, Alex Faria, considera que, “os jovens têm confiança nas Instituições Europeias”, mas reconheceu a falta de interesse pelos assuntos políticos, não só no plano europeu como também na política local. Pediu ainda, aos jovens presentes na Assembleia, para que participassem nas iniciativas da União Europeia como por exemplo o programa de sucesso “Erasmus +”.

Marco Teles evidenciou que “não é fácil resolver a questão da educação e a falta de aprofundamento das matérias”, afirmando que é necessário reformular a escola para que as temáticas europeias sejam introduzidas. Desafiou os estudantes presentes na plateia a desempenharem “um papel fundamental no futuro da Europa para que eles próprios possam também fazer parte da solução”.

Conferência Democracia Representatividade e o Futuro - A relação da juventude com as políticas e as Instituições Europeias
Copyright © 2018-2022 ALRAM