O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira agradeceu, hoje, de forma “especial”, em nome do Parlamento madeirense e do povo da Madeira e do Porto Santo o trabalho desenvolvido pelas Irmãs Hospitaleiras, “ao longo destes 100 anos na Região”. “Não são as Irmãs Hospitaleiras que têm de estar agradecidas à Região. É a Região que tem de estar agradecida a esta congregação pelo trabalho extraordinário que tem feito”, começou por referir José Manuel Rodrigues durante a inauguração do edifício das Unidades de Santa Teresinha e Sagrado Coração e Serviços de Reabilitação, inserido no Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família (CRPSF).
O Presidente do Parlamento madeirense enalteceu ainda o trabalho dos profissionais, que “apoiando as pessoas com limitações” dão a “possibilidade de inclusão e de aprendizagem”.
José Manuel Rodrigues aproveitou o momento para prestar “o tributo à ação da igreja católica nas áreas da saúde e da educação” e elogiar o Governo Regional. “A Madeira é, hoje, uma referência ao nível da proteção e da humanização das pessoas portadoras de deficiência, e isso diz tudo sobre o nosso estado de desenvolvimento, e como temos apostado nesta área, e bem, cuidando dos nossos mais desprotegidos e dos mais desamparados”, reforçou o Presidente do Parlamento madeirense, enaltecendo desta forma a ação do executivo regional liderado por Miguel Albuquerque.
O edifício, agora inaugurado, foi remodelado para “adequar as antigas estruturas físicas” e adaptá-las “às diferentes patologias” resultantes do “grau de dependência e envelhecimento dos utentes”.
“A Unidade de Santa Teresinha, com 34 camas, e a Unidade do Sagrado Coração, com 21 camas, contam agora com espaços amplos e devidamente adaptados, permitindo gerir o ambiente de forma segura e saudável, proporcionando assim, maior qualidade de vida às pessoas assistidas. Estas Unidades acolhem utentes de diversas idades com grau de dependência moderado a elevado e que apresentam patologias diversas, ex. deficiências mentais, paralisias cerebrais e epilepsias, entre outras, as quais acarretam também problemas de comportamento, nomeadamente auto e heteroagressividade”, refere a nota informativa do CRPSF.
“No que diz respeito aos serviços de Reabilitação, disponíveis para todos os utentes internados no CRPSF, estes oferecem espaços modernos e adaptados às necessidades das pessoas assistidas, de modo a garantir uma maior qualidade e eficiência nas diferentes intervenções. Os Serviços de Reabilitação englobam a Fisioterapia, Sala de Snoezelen, Salas de Ocupação e de Treino de Competências de Atividades da Vida Diária (AVD’s), Terapia Ocupacional e Terapia da Fala”.
A inauguração foi presidida pelo Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, e contou com as presenças do Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, o Bispo da Diocese do Funchal, D. Nuno Brás, entre outras entidades.
Hoje a Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus celebra 141 anos da presença em Portugal.
Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família do Funchal é um dos doze estabelecimentos de saúde dirigido pelo Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, em Portugal.
O CRPSF dispõe de 235 camas, distribuídas por 7 unidades de longo internamento, duas residências de transição e uma unidade de curto internamento de pedopsiquiatria.
José Manuel Rodrigues, Presidente ALRAM (áudio)