Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira agradece o apoio dado às pessoas portadoras de deficiência

Share Image

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira agradeceu, hoje, de forma “especial”, em nome do Parlamento madeirense e do povo da Madeira e do Porto Santo o trabalho desenvolvido pelas Irmãs Hospitaleiras, “ao longo destes 100 anos na Região”. “Não são as Irmãs Hospitaleiras que têm de estar...

XII Legislatura, III Sessão Legislativa PresidentePresidente
Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira agradece o apoio dado às pessoas portadoras de deficiência
  • 1AHF13741 cópia.jpg
  • 2AHF13316.jpg
  • 4AHF13274.jpg
  • 3AHF13241.jpg

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira agradeceu, hoje, de forma “especial”, em nome do Parlamento madeirense e do povo da Madeira e do Porto Santo o trabalho desenvolvido pelas Irmãs Hospitaleiras, “ao longo destes 100 anos na Região”. “Não são as Irmãs Hospitaleiras que têm de estar agradecidas à Região. É a Região que tem de estar agradecida a esta congregação pelo trabalho extraordinário que tem feito”, começou por referir José Manuel Rodrigues durante a inauguração do edifício das Unidades de Santa Teresinha e Sagrado Coração e Serviços de Reabilitação, inserido no Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família (CRPSF).

O Presidente do Parlamento madeirense enalteceu ainda o trabalho dos profissionais, que “apoiando as pessoas com limitações” dão a “possibilidade de inclusão e de aprendizagem”.

José Manuel Rodrigues aproveitou o momento para prestar “o tributo à ação da igreja católica nas áreas da saúde e da educação” e elogiar o Governo Regional. “A Madeira é, hoje, uma referência ao nível da proteção e da humanização das pessoas portadoras de deficiência, e isso diz tudo sobre o nosso estado de desenvolvimento, e como temos apostado nesta área, e bem, cuidando dos nossos mais desprotegidos e dos mais desamparados”, reforçou o Presidente do Parlamento madeirense, enaltecendo desta forma a ação do executivo regional liderado por Miguel Albuquerque.

O edifício, agora inaugurado, foi remodelado para “adequar as antigas estruturas físicas” e adaptá-las “às diferentes patologias” resultantes do “grau de dependência e envelhecimento dos utentes”.

“A Unidade de Santa Teresinha, com 34 camas, e a Unidade do Sagrado Coração, com 21 camas, contam agora com espaços amplos e devidamente adaptados, permitindo gerir o ambiente de forma segura e saudável, proporcionando assim, maior qualidade de vida às pessoas assistidas. Estas Unidades acolhem utentes de diversas idades com grau de dependência moderado a elevado e que apresentam patologias diversas, ex. deficiências mentais, paralisias cerebrais e epilepsias, entre outras, as quais acarretam também problemas de comportamento, nomeadamente auto e heteroagressividade”, refere a nota informativa do CRPSF.

“No que diz respeito aos serviços de Reabilitação, disponíveis para todos os utentes internados no CRPSF, estes oferecem espaços modernos e adaptados às necessidades das pessoas assistidas, de modo a garantir uma maior qualidade e eficiência nas diferentes intervenções. Os Serviços de Reabilitação englobam a Fisioterapia, Sala de Snoezelen, Salas de Ocupação e de Treino de Competências de Atividades da Vida Diária (AVD’s), Terapia Ocupacional e Terapia da Fala”.

A inauguração foi presidida pelo Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, e contou com as presenças do Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, o Bispo da Diocese do Funchal, D. Nuno Brás, entre outras entidades.

Hoje a Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus celebra 141 anos da presença em Portugal.

Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família do Funchal é um dos doze estabelecimentos de saúde dirigido pelo Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, em Portugal.

O CRPSF dispõe de 235 camas, distribuídas por 7 unidades de longo internamento, duas residências de transição e uma unidade de curto internamento de pedopsiquiatria.

José Manuel Rodrigues, Presidente ALRAM (áudio)
Copyright © 2018-2022 ALRAM