Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira reafirma a importância de cultivar a cultura de memória

Share Image

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira reafirmou hoje a importância de cultivar a cultura de memória”, no dia em que se celebra “o voto da cidade do Funchal a São Tiago Menor”. José Manuel Rodrigues salientou o valor “destas tradições ao longo da história”, porque recordam um “momento...

XII Legislatura, II Sessão Legislativa PresidentePresidente
Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira reafirma a importância de cultivar a cultura de memória
  • Procissão 6.jpg
  • Procissão 7.jpg
  • Procissão 9.jpg
  • Procissão 10.jpg

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira reafirmou hoje a importância de cultivar a cultura de memória”, no dia em que se celebra “o voto da cidade do Funchal a São Tiago Menor”. José Manuel Rodrigues salientou o valor “destas tradições ao longo da história”, porque recordam um “momento difícil para a ilha da Madeira, aquando da peste”, numa referência ao ano de 1531, o início do combate de uma luta contra uma pandemia.

“A peste provocou uma elevada taxa de mortalidade entre os habitantes da cidade (cerca de 30 mortes diárias). Nesta circunstância, a Câmara do Funchal e o Cabido reuniram-se na Sé para que se procedesse à eleição do protetor da cidade, juntamente com o povo. Foram a sorteio quinze nomes de santos e ao selecionado erguer-se-ia, também, uma igreja. O eleito foi São Tiago Menor, dando-se, assim, início ao seu culto”, referem os dados históricos.

O Presidente do Parlamento madeirense referiu ainda ser “particularmente sensível a esta tradição”, que contém uma procissão até à igreja do Socorro”, sítio onde nasceu e “onde nasceu a cidade do Funchal”.

Nesta celebração participaram, entre muitas entidades civis, religiosas e militares, o Bispo do Funchal, D. Nuno Brás, o Presidente da Câmara do Funchal, Pedro Calado, e o Representante da República para a Madeira, Juiz Conselheiro Ireneu Barreto.

José Manuel Rodrigues 01Maio2022.mp3

 

Copyright © 2018-2024 ALRAM