APAV recebeu 22 queixas de idosos da Região nos últimos dois anos

Share Image

Entre 2020 e 2021 a APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima identificou, na Madeira, “22 vítimas com idade superior a 65 anos”. Os dados foram revelados pelo presidente da APAV na Comissão Especializada Permanente de Saúde e Assuntos Sociais, onde João Lázaro prestou esclarecimentos, numa...

XII Legislatura, III Sessão Legislativa Comissão EspecializadaComissão Especializada
APAV recebeu 22 queixas de idosos da Região nos últimos dois anos
  • Comissão de Saúde e Assuntos Sociais 2.jpg
  • Comissão de Saúde e Assuntos Sociais 1.jpg

Entre 2020 e 2021 a APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima identificou, na Madeira, “22 vítimas com idade superior a 65 anos”. Os dados foram revelados pelo presidente da APAV na Comissão Especializada Permanente de Saúde e Assuntos Sociais, onde João Lázaro prestou esclarecimentos, numa audição pedida pelo PS, sobre a violência contra os idosos na Região. Tratam-se, na opinião deste especialista, de números representativos de “um fenómeno de subnotificação”, clarificando que de acordo com a Organização Mundial de Saúde cerca de “80% dos casos de violência não chegam a ser reportados”.

A violência contra as pessoas idosas é cometida na maioria das vezes por familiares ou pessoas próximas das vítimas, onde se incluem os cuidadores. “Este fator é determinante na dificuldade acrescida que as pessoas idosas, vítimas de crime ou violência, têm em reportar a situação às autoridades ou mesmo em recorrer a serviços de apoio”, explicou João Lázaro aos deputados madeirenses. Quando o agressor é familiar “as vítimas apresentam maiores níveis de vergonha e de reconhecer que estão a ser ou foram vitimizadas por alguém que elas próprias criaram”.

As vítimas identificadas na Madeira são oriundas de todos os concelhos, não adiantando, o presidente da APAV, quais as localidades com mais casos reportados.

A Comissão de Saúde e Assuntos Sociais já ouviu sobre esta matéria o Comandante da Polícia de Segurança Pública na Madeira e a Presidente do Instituto de Segurança Social da Madeira.

5ª Comissão Audição Presidente APAV 11.03.2022 (áudio)
Élvio Jesus, presidente 5ª Comissão - Resumo da análise dos diplomas em 11MAR2022 (áudio)

 

Copyright © 2018-2022 ALRAM