José Manuel Rodrigues defende uma política comum de saúde para a União Europeia

Share Image

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira considera ser importante que a Europa queira debater publicamente uma estratégia comunitária para a Saúde. “A pandemia veio demonstrar que precisávamos de acelerar a articulação das política de saúde dos diversos Estados-membros”, referiu José Manuel...

XII Legislatura, II Sessão Legislativa ConferênciaConferênciaPresidente
José Manuel Rodrigues defende uma política comum de saúde para a União Europeia
  • Conferência 1.jpg
  • Conferência 3.jpg
  • Conferência 2.jpg
  • Conferência 4.jpg

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira considera ser importante que a Europa queira debater publicamente uma estratégia comunitária para a Saúde. “A pandemia veio demonstrar que precisávamos de acelerar a articulação das política de saúde dos diversos Estados-membros”, referiu José Manuel Rodrigues na abertura da conferência “A União Europeia para a Saúde”, promovida pelo Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica (STSS), que se realizou esta tarde no Salão Nobre do Parlamento madeirense.

O Presidente do primeiro órgão de governo próprio da Região enalteceu a decisão da Comissão Europeia, de desde o primeiro momento, ter dado ordem para a compra de vacinas para todos os países da União Europeia. No entanto, lamentou “alguma descoordenação e mesmo incongruências nas medidas sanitárias tomadas por cada país”. Apontou ainda falhas nas regras para a circulação de pessoas e bens “que variaram muito ao longo dos confinamentos nos diversos Estados da União Europeia.” Por isso defendeu uma política comum de saúde “que possa articular os serviços públicos, que aproxime as universidades europeias na área da saúde, que aposte na formação europeia dos profissionais de saúde e que conceda a cada cidadão europeu, independentemente do seu local de origem ou de residência, os mesmos direitos de acesso aos cuidados de saúde da maioria dos cidadãos europeus”.

“A União para ter sucesso económico e político tem de ser uma Europa Social, e para ser uma Europa Social a saúde tem de estar na primeira linha das preocupações dos diversos Estados-membros da União Europeia”, concluiu

A conferência “A União Europeia para a saúde” contou com as participações da Representante da Comissão Europeia em Portugal, do Secretário Regional de Saúde e Proteção Civil e do Presidente do STSS.

 

Conferência A União Europeia para a Saúde (áudio)
Copyright © 2018-2022 ALRAM