Madeira perdeu 5 mil alunos no primeiro ciclo em 10 anos

Share Image

O Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia revelou hoje que “na última década a Madeira perdeu quase 5 mil alunos, no primeiro ciclo”, sublinhado que o processo de fusão de escolas deverá ter reflexos nos ciclos seguintes. A redução de estudantes representa menos 250 salas de aula....

XII Legislatura, III Sessão Legislativa Comissão EspecializadaComissão Especializada
Madeira perdeu 5 mil alunos no primeiro ciclo em 10 anos
  • AHF18186.JPG
  • AHF18201.JPG
  • AHF18166.JPG

O Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia revelou hoje que “na última década a Madeira perdeu quase 5 mil alunos, no primeiro ciclo”, sublinhado que o processo de fusão de escolas deverá ter reflexos nos ciclos seguintes. A redução de estudantes representa menos 250 salas de aula. Jorge Carvalho foi ouvido, esta manhã, na Comissão de Educação, Desporto e Cultura sobre “o processo de fusão e encerramento de escolas em diversos concelhos da Região”.

Na audição, o governante começou por esclarecer os deputados madeirenses que “o critério didático-pedagógico é o que está base para a reestruturação da rede escolar”, que decorre na Região. “Estamos num processo de auscultação das estruturas internas da Secretaria para encontrar as melhores soluções. Depois, a seu tempo, serão ouvidas as autoridades locais”, sobre a fusão ou encerramento de escolas, garantiu Jorge Carvalho.

A Madeira iniciou o processo de fusão de escolas em 2016, mas o Secretário de Educação Ciência e Tecnologia salientou que “este é o primeiro ano que o processo foi iniciado com uma antecedência significativa”. “Há decisões que são complexas e que têm de ser tomadas em primeira instância pelas estruturas da Secretaria.  Só depois vamos dar seguimento ao processo para que haja a devida participação”, esclareceu.

6ª Comissão - Audição Secretário Regional de Educação Ciência e Tecnologia - 11-03-2022 (áudio)
Copyright © 2018-2022 ALRAM