Mais do que tratar doentes a Casa de Saúde São João de Deus refaz vidas, afirma Presidente da Assembleia em tom de agradecimento

Share Image

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira agradeceu, hoje, publicamente, o trabalho desenvolvido pela Casa de Saúde São João de Deus em prol do bem-estar dos madeirenses e porto-santenses. “Para além de tratar dos doentes, foram refeitas vidas”, reforçou José Manuel Rodrigues. As palavras...

XII Legislatura, III Sessão Legislativa PresidentePresidente
Mais do que tratar doentes a Casa de Saúde São João de Deus refaz vidas, afirma Presidente da Assembleia em tom de agradecimento
  • CSSJD 7.jpg
  • CSSJD 1.jpg
  • CSSJD 5.jpg
  • CSSJD 8.jpg

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira agradeceu, hoje, publicamente, o trabalho desenvolvido pela Casa de Saúde São João de Deus em prol do bem-estar dos madeirenses e porto-santenses. “Para além de tratar dos doentes, foram refeitas vidas”, reforçou José Manuel Rodrigues.

As palavras foram registadas, esta tarde, durante a cerimónia de homenagem aos colaboradores que completam 25 anos de Serviço Hospitaleiro na Instituição. Como Presidente do Parlamento madeirense deixou “um enorme obrigado, em nome do povo da Madeira e do Porto Santo”. Salientou que a “instituição muito tem feito pelas populações da Madeira e do Porto Santo, sobretudo pelos mais desfavorecidos e vulneráveis”.

A Casa de Saúde São João de Deus festeja hoje a solenidade do seu fundador. Criada em 1922, assiste atualmente todas as pessoas do sexo masculino do arquipélago e outras que se encontrem a residir temporariamente, ou de visita. Presta também apoio a pessoas do sexo feminino no Centro de Recuperação Alcoologia S. Ricardo Pampuri e Unidade de Cuidados Integrados Gerais.

O Presidente do Parlamento madeirense fala de um “verdadeiro exemplo de como uma instituição de solidariedade social, com o apoio das instituições públicas, pode estar junto das populações”.

O quadro de pessoal é composto por cerca de 200 colaboradores, entre técnicos e não técnicos. A Casa de Saúde São João de Deus dispõe de 300 camas distribuídas por várias unidades: Unidade de Agudos, Centro de Alcoologia, Unidades de Reabilitação Psicossocial, Unidades de evolução prolongada, Unidade de Psicogeriatria e Unidade de Cuidados Continuados Gerais, e ainda possui uma Residência Autónoma de Saúde Mental.

“Esta instituição nunca se fechou sobre si própria. Soube sempre atender aos problemas sociais que foram surgindo na comunidade madeirense, tentando encontrar respostas”, vincou José Manuel Rodrigues, destacando ainda a diversificação de serviços, para além da saúde mental, área de ação que esteve na génese do projeto de solidariedade social iniciado há precisamente 100 anos.

José Manuel Rodrigues Presidente ALRAM 08MAR2022 (áudio)
Copyright © 2018-2022 ALRAM