Mais e melhor informação sobre a saúde unem a Ordem dos Psicólogos e a Assembleia Legislativa da Madeira

Share Image

Foi esta manhã assinado um protocolo, entre a Assembleia Legislativa da Madeira e a Ordem dos Psicólogos Portugueses, para a promoção da literacia em saúde. Com o apoio do Parlamento madeirense, os psicólogos vão promover um conjunto de palestras, conferências e debates que têm por objetivo dotar a...

XII Legislatura, III Sessão Legislativa PresidenteParlamento Mais PertoPresidente
Mais e melhor informação sobre a saúde unem a Ordem dos Psicólogos e a Assembleia Legislativa da Madeira
Ordem dos Psicólogos Portugueses promove congresso regional nos dias 03 e 04 de novembro de 2022. No primeiro semestre de 2023 acontece a Conferência Atlântica que reúne no Parlamento madeirense os psicólogos da Madeira, dos Açores e das Canárias.
  • Protocolo 4.jpg

Foi esta manhã assinado um protocolo, entre a Assembleia Legislativa da Madeira e a Ordem dos Psicólogos Portugueses, para a promoção da literacia em saúde. Com o apoio do Parlamento madeirense, os psicólogos vão promover um conjunto de palestras, conferências e debates que têm por objetivo dotar a população em geral dos conhecimentos básicos de saúde, que facilitem a adoção de comportamentos preventivos, em especial na área da saúde mental onde o autocuidado é muito importante.

O Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses explicou, durante a assinatura do acordo, que o objetivo é “fazer chegar a ciência psicológica às pessoas, através de conferências muito à volta dos desafios societais que vivemos neste momento”. As conferências, abertas ao público e de entrada livre, vão acontecer no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira, e “são um contributo para que possamos aproveitar melhor o conhecimento científico, vivendo melhor e com mais bem-estar”, aclarou Francisco Miranda Rodrigues.

A parceira entre a Ordem e a Assembleia Legislativa da Madeira vai ainda permitir reunir na Região os psicólogos da Madeira, dos Açores e das Canárias, na Conferência Atlântica prevista para o primeiro semestre do próximo ano. Antes disso, nos dias 03 e 04 de novembro deste ano, acontece o Congresso Regional dos Psicólogos.

 

Presidente do Parlamento madeirense pede ajuda para afastar os jovens da droga

José Manuel Rodrigues aproveitou o momento para pedir o apoio e intervenção dos psicólogos na redução do problema da toxicodependência. “Sabemos que estas questões da crise económica, da pandemia e mais recentemente da guerra podem levar a maiores consumos de substâncias psicotrópicas, e há que ter aqui uma atitude curativa e preventiva, a nível das nossas escolas e junto dos nossos jovens”. O Presidente do Parlamento madeirense mostrou-se preocupado com o problema da toxicodependência na Região. “Aqui os psicólogos podem e devem ter uma intervenção decisiva, quer a nível do tratamento quer a nível da prevenção”, reforçou.

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira vincou que a parceria celebrada “insere-se no objetivo e no desígnio deste mandato de abrir o Parlamento à sociedade civil”. Afirmou que numa época conturbada pela pandemia e pela guerra, que agravaram os “problemas sociais e de saúde mental”, este acordo “ganha ainda mais importância”. “Há um contributo decisivo, por parte dos psicólogos, tanto do ponto de vista do tratamento da doença mental, como nas atitudes preventivas, que é necessário tomar a nível dos cuidados primários de saúde”, reiterou.

Assinatura Protocolo Ordem Psicólogos 31.03.2022 (áudio)
Copyright © 2018-2022 ALRAM