A Assembleia Legislativa da Madeira acolhe, amanhã, dia 11 de março, pelas 21 horas, no Salão Nobre, o monólogo “Confissões de um Grande Coração”. Trata-se de uma comédia posta em cena pelo Tetral – Grupo Teatral de São Gonçalo, com texto de Caesar Moura, interpretada pela atriz Susana Capitão.
A peça de teatro, integrada nas comemorações do Dia Internacional da Mulher promovidas pelo Parlamento madeirense, tem encenação de Roberto Costa e foi adaptada por Márcio Sousa.
A entrada é livre, mas com lotação limitada à capacidade da sala.
As comemorações do Dia Internacional da Mulher iniciaram-se, no dia 07 de março, com a conferência “As Mulheres e a Maternidade: que caminhos?”, que teve por objetivo refletir sobre a maternidade contemporânea, a redução do número de filhos, a vivência profissional e a adaptação da família às novas realidades sociais e tecnológicas. A iniciativa trouxe ao Parlamento as professoras e investigadoras Cristina Santos Pinheiro, do Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e docente da Universidade da Madeira, e Rita Brazão de Freitas, doutorada em demografia e vencedora do Prémio Nacional de Demografia Mário Leston Bandeira.
Também inserida no ciclo de conferências Parlamento Com Causas, a Assembleia Legislativa da Madeira e o Comando Operacional da Madeira promoveram, no dia 08 de março, a conferência “As Mulheres, A Paz e a Segurança”, com Elsa Fernandes, Vice-Reitora da Universidade da Madeira, Verónica Barros, ex-militar, e Quirino Martins, assessor de género das Forças Armadas.
Esta conferência teve por base a Resolução 1325 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, aprovada no ano 2000. Foi a primeira resolução a realçar a participação plena e igualitária das mulheres como agentes em todas as fases e níveis da resolução de conflitos, e a promover a incorporação de perspetivas de género em todos os esforços de Paz e segurança.
Sinopse da peça “Confissões de um Grande Coração”
O que deveria ser só mais um dia na vida pacata de Rute transforma-se numa viagem ao seu passado quando, depara-se com uma festa para comemorar uma promoção do seu marido. O vestido da sua festa de há uns anos, vem à memória e ela vai usá-lo hoje à noite, mas, de repente, muitas perguntas vêm à mente. Será que a outra vai lá estar na festa também? Será que Rute ainda é a mulher que conquistou o seu marido? Será que Rute conseguia ser a mulher que tinha sonhado? Será que ainda sorri como quando a cama se partiu? Quem era aquela mulher que se olhava agora no espelho? Tudo para descobrir através das Confissões de Rute.