PS e PCP apresentam recomendações ao Governo Regional

Share Image

A Assembleia Legislativa da Madeira debateu, hoje, dois projetos de resolução do PS e um do PCP. O debate, da agenda do dia, iniciou-se com a discussão do Projeto de Resolução do Partido Socialista pela “Implementação dos Núcleos de Apoio à Criança e Jovem em Risco”, com o objetivo de “sensibilizar...

XII Legislatura, III Sessão Legislativa PlenárioPlenário
PS e PCP apresentam recomendações ao Governo Regional
O Vice-Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Victor Freitas, presidiu pela primeira vez, nesta legislatura, aos trabalhos em plenário.
  • Victor Freitas Preside Plenário.jpg
  • Plenário.jpg

A Assembleia Legislativa da Madeira debateu, hoje, dois projetos de resolução do PS e um do PCP.

O debate, da agenda do dia, iniciou-se com a discussão do Projeto de Resolução do Partido Socialista pela “Implementação dos Núcleos de Apoio à Criança e Jovem em Risco”, com o objetivo de “sensibilizar os profissionais e a população em geral para a problemática das crianças e jovens em risco”, “criar linhas de orientação para a abordagem de crianças e jovens em risco, pelos profissionais de saúde do ACESM”,  “incrementar a formação e preparação dos profissionais na matéria” e também apoiar as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens e os Tribunais.

Os deputados madeirenses analisaram também o Projeto de Resolução, do PS, intitulado “plataforma de acompanhamento aos jovens a quem foi aplicada medida de acolhimento residencial”. O diploma recomenda ao Governo Regional uma plataforma que permita “amparar e encaminhar jovens adultos ex-acolhidos no sentido da sua plena autonomização”,  “trabalhar a autonomização dos jovens que ainda se encontram acolhidos reforçando o trabalho já realizado pelos cuidadores e evitando situações de vulnerabilidade no futuro”, assim como um “apoio em situações burocráticas do quotidiano (IRS, arrendamento, direitos do trabalho, apoios sociais, procura de emprego/formação, etc)”.

A sessão plenária culminou com o debate em tornos do Projeto de Resolução, do PCP, intitulado “Cinco anos após os incêndios de agosto de 2016, o que falta fazer”. Com esta recomendação, o deputado do PCP, quer que o Parlamento madeirense dê 90 dias ao Governo Regional para a apresentação de um relatório com as respostas esclarecedoras sobre a aplicação das “verbas regionais, nacionais e comunitárias destinadas à reconstrução dos prejuízos causados pelos incêndios de agosto de 2016”, e que o mesmo relatório esclareça “quais as obras e apoios perspetivados pelo Governo Regional, no âmbito das respostas aos prejuízos causados pelos incêndios de agosto de 2016, que ainda estão por concretizar”.

Reunião Plenária n.º 42 de 09.03.2022 (áudio)
Copyright © 2018-2024 ALRAM