Associação Presença Feminina garante que a comunidade cigana está bem integrada na Madeira

Share Image

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, recebeu, esta quinta-feira, em audiência, a Associação Presença Feminina e os participantes no projeto “ERASMUS + KA204-Adult Education - More Education for Tolerant Europe – M.E.T.E”. Foi uma visita antecedida de visita ao...

XII Legislatura, III Sessão Legislativa AudiênciasAudiênciasPresidente
Associação Presença Feminina garante que a comunidade cigana está bem integrada na Madeira
  • IMG_3711.JPG
  • IMG_3695.JPG
  • IMG_3647.JPG
  • IMG_3644.JPG
  • IMG_3598.JPG

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, recebeu, esta quinta-feira, em audiência, a Associação Presença Feminina e os participantes no projeto “ERASMUS + KA204-Adult Education - More Education for Tolerant Europe – M.E.T.E”.

Foi uma visita antecedida de visita ao Parlamento madeirense, de alunos de Portugal, da Polónia, de Itália, de Malta e de Chipre, que culminou com a entrega de diplomas aos 16 participantes nesta formação internacional para a construção de uma Europa mais tolerante, sendo a parceira portuguesa a Associação Presença Feminina - FEM, sediada no Funchal. Helena Pestana presidente da FEM explicou que o projeto tem por missão “acolher, integrar e incluir”, as diferentes comunidades residentes nos diferentes países. “A comunidade cigana na Madeira está bem integrada, no entanto falta a sua inclusão, no sentido de terem a sua cultura, os seus valores e o seu direito à diferença aceites”, exemplificou a presidente da instituição não governamental.

A Associação Presença Feminina trabalha, ainda, na Região, com as comunidades emigrantes africanas, dos países de língua oficial portuguesa, e comunidades oriundas da Venezuela. Nos restantes países europeus o grande problema atual tem a ver com os refugiados, principalmente em Itália e Malta.

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira agradeceu o trabalho que está a ser feito em prol da inclusão. “A Europa precisa de cada vez de mais gente que olhe para o próximo, porque a nossa civilização europeia sempre foi uma civilização de acolhimento e de partilha”, salientou José Manuel Rodrigues, perante os participantes no encontro. “No momento em que estamos a atravessar na Europa gravíssimos problemas de xenofobia, de racismo e de comportamentos e atitudes anti-imigração, que envergonham a própria Europa, considero importante que os cidadãos sejam formados, para que eles próprios sejam agentes de mudança, para que a Europa volte a ser esse local de paz e de partilha”, disse o Presidente do Parlamento madeirense.

José Manuel Rodrigues reforçou a importância do programa EASMUS, considerando que “a principal desigualdade existente nas nossas sociedades tem a ver com a desigualdade do acesso ao conhecimento”. “É essa desigualdade de habilitações que leva depois a outras desigualdades (económica, emprego, social, pobreza e exclusão), afirmou. “Tudo o que nós podermos fazer para melhorar as qualificações das pessoas é muito importante, porque dá a possibilidade a essas pessoas de terem melhores postos de trabalho, melhores salários, e uma melhor integração social”, concluiu.

Helena Pestana, Presidente da Associação Presença Feminina
José Manuel Rodrigues, Presidente ALRAM (áudio)
Copyright © 2018-2021 ALRAM