Presidente da Assembleia legislativa da Madeira alerta jovens para os perigos da “democracia digital” e pede apoio à comunicação social de referência

Share Image

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira afirmou, hoje que “a liberdade de expressão é um dos valores supremos da Democracia” que devemos defender, mas alertou para os perigos das “notícias falsas” e da difamação que campeiam nas redes sociais. Na conferência, do Grupo de Filosofia da...

XII Legislatura, III Sessão Legislativa PresidenteConferênciaPresidente
Presidente da Assembleia legislativa da Madeira alerta jovens para os perigos da “democracia digital” e pede apoio à comunicação social de referência
  • 0.jpg
  • 5.jpg
  • 3.jpg
  • 6.jpg
  • 7.jpg
  • 1.jpg
  • 4.jpg
  • 2.jpg

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira afirmou, hoje que “a liberdade de expressão é um dos valores supremos da Democracia” que devemos defender, mas alertou para os perigos das “notícias falsas” e da difamação que campeiam nas redes sociais. Na conferência, do Grupo de Filosofia da Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, subordinada ao tema “Liberdade de Expressão”, José Manuel Rodrigues disse estarmos a “viver uma ‘Infodemia’”, um momento marcado pelo “excesso de informação, alguma correta, outra falsa, de várias proveniências, de fontes pouco fiáveis e geradoras de dúvidas, incertezas, e mesmo de receios e medos”. Aos alunos pediu “muito cuidado com o que lemos e ouvimos”, porque as “informações sem freio e sem verdade” põem causa a Democracia, provocando sentimentos de “revolta, de protesto, ressabiamento, indiferença e até populismos”, nada salutares à sociedade.

As notícias falsas ameaçam, na opinião do Presidente do Parlamento madeirense, os órgãos de comunicação social. Entendendo, assim, que o “caminho deve ser o de dar a cada cidadão as ferramentas e os instrumentos necessários para que ele possa discernir aquilo que é falso daquilo que é verdadeiro”, mas sem pôr em causa a continuidade das redes sociais, como espaço de liberdade de expressão.

José Manuel Rodrigues vincou que “este é o tempo de relembrar e recuperar os princípios basilares da Democracia e da Liberdade, para emendar erros, regenerar a política, combater o politicamente correto, impedir o pensamento único e saber lidar com a revolução digital e a comunicação descontrolada”.  

“Numa altura em que a democracia clássica parece ter dado lugar à ‘democracia digital’, não podemos cair na tentação de seguir tendências ou modas que constituem grandes perigos, e   que acabariam, sempre, por ter elevados custos no futuro, já que as notícias falsas e a difamação campeiam no espaço digital”. Constatações que levam o Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira a pedir o apoio à “comunicação social de referência, quer a pública quer a privada, que foi sempre ao longo da História um garante do pluralismo e um pilar fundamental do regime democrático”. Concluiu dizendo que “não se trata de estabelecer condicionamentos ou impor censuras às redes sociais”, mas de “ter órgãos de imprensa, rádio e televisão de qualidade, respeitadores da ética e da deontologia, que sejam capazes de fazer frente à desinformação das redes sociais, fazendo jornalismo responsável e formativo, e com isso esclarecendo os cidadãos e impedindo o avanço de vanguardas populistas e radicais”.

Entende o Presidente do primeiro órgão de governo próprio da Região que, perante o panorama atual, a escola também tem o desafio de “ensinar a ver para além de olhar; a escutar para além de ouvir; a entender para além de ler”.

Aos jovens pediu para “nunca acreditarem numa notícia à primeira, sobretudo quando é veiculada na internet e não tem essa chancela do jornalismo de investigação”. E para “verificarem sempre se foi cumprido o princípio do contraditório, ouvindo todas as partes”.

“O grande problema que temos pela frente, é saber como conciliar a Liberdade de Expressão com a Verdade; como defender a liberdade individual sem afetar a Liberdade coletiva; e como garantir a liberdade de cada um com a Liberdade de todos”, rematou.

José Manuel Rodrigues, Presidente ALRAM 18NOV2021 (áudio)
Copyright © 2018-2021 ALRAM